Descrição de chapéu Livros

Espaço Folhinha recebe autores, palhaço, show e contação de histórias na Feira do Livro

Evento acontece no Pacaembu no feriado de Corpus Christi, de 7 a 11 de junho. No Espaço Folhinha, as crianças participarão de atividades com Marcelo Duarte, Kiusam de Oliveira e outros artistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na próxima semana, durante o feriado de Corpus Christi, a Folhinha estará presente à Feira do Livro, que acontece na praça Charles Miller, em São Paulo. De quinta (8) a domingo (11), o Espaço Folhinha, dentro do Espaço Folha, um lugar todinho pensado e produzido para crianças e suas famílias, vai receber os visitantes com uma extensa programação de entretenimento que envolve a presença de autores famosos, palhaçaria e até um pocket show.

Os dias vão sempre começar às 11h com contação de histórias da Trupe Pé de Histórias, que há mais de dez anos faz espetáculos de teatro e música para o público infantil em escolas, festas e festivais de artes cênicas. No comando das apresentações estarão Naya Sá e Tucci Fattore.

Folhinha na Feira di Livro
Espaço Folhinha vai ter atrações e venda de livros na Feira do Livro - Catarina Pignato

Às 14h, depois do almoço e já de barriga cheia, todo mundo volta ao Espaço Folhinha todos os dias para assistir às mesinhas-redondas, entrevistas com artistas conduzidas pela editora do caderno, a jornalista Marcella Franco —depois do papo, a plateia também participa fazendo perguntas aos entrevistados.

Na quinta (8), o convidado é Marcelo Duarte, escritor e autor da coluna O Curioso, da Folhinha. Ele vai contar como fazia para descobrir tudo que mostrou nas dez edições de "O Guia dos Curiosos" (Panda Books), quando ainda não havia internet, e como faz para descobrir as informações hoje em dia, para os vídeos que publica em suas redes sociais.

Ele também está animado para ouvir —e responder— às perguntas das crianças visitantes do Espaço Folhinha. "Primeiro é importante saber que não existe pergunta boba. Se a dúvida existe, a pergunta é boa", encoraja Marcelo. "E, se alguém rir, é porque também não conhece a resposta."

Marcelo conta que foi "a criança mais tímida do mundo", e que, se um professor falasse diretamente com ele na sala de aula, certamente ficaria com as orelhas vermelhas de vergonha. "Eu não levantava a mão jamais, mesmo tendo uma dúvida. Tinha medo de fazer perguntas", diz.

"Quando fiz o 'Guia dos Curiosos', me deram um passe livre para perguntar as maiores barbaridades e todo mundo me responde", brinca, lembrando o dia em que perguntou ao diretor do Zoológico de São Paulo se as tartarugas do parque eram como as do desenho das "Tartarugas Ninja" e poderiam comer pizza (Marcelo descobriu que elas até podem, mas não devem).

Na sexta (9), às 14h, o Espaço Folhinha recebe Salvador Nogueira, jornalista especialista em ciências e que já ajudou muitos leitores na seção Um Adulto Responde, tirando dúvidas sobre estrelas e o espaço.

"É sensacional poder falar com a molecada num ambiente que celebra a cultura dos livros. Estamos cada vez mais mergulhados numa era de conteúdo audiovisual digital, mas, se a humanidade quiser seguir progredindo, será preciso sempre cultivar o amor aos livros. É por meio deles que dialogamos com o passado e que construiremos um futuro melhor", resume Salvador.

Ele diz que duas coisas são essenciais para quem quer ser cientista: ter curiosidade de querer saber como o mundo funciona, e ter a paixão de perguntar. "E perguntar não só aos professores, mas à própria natureza. Fazer ciência é fazer perguntas à natureza", define ele, que diz estar pronto para conversar sobre tudo que for perguntado.

Inclusive, por exemplo, se alguém quiser saber sobre como se faz para virar astronauta —ele mesmo teve esse sonho quando era criança. "Sei que é preciso estudar muito e cultivar todo tipo de habilidade. Não basta ser inteligente, é preciso ser calmo, saber lidar com situações difíceis, trabalhar bem em equipe... Nunca foi fácil ser astronauta. Até hoje, pouco mais de 600 pessoas foram à órbita da Terra. E só um era brasileiro."

No sábado (10), também às 14h, o músico Hélio Ziskind participa do Espaço Folhinha falando de sua carreira e como foi compor canções que crianças e adultos adoram —ele é o autor de "Ratinho Tomando Banho" e de outros grandes sucessos do Castelo Rá-Tim-Bum, e de grande parte das músicas do programa Cocoricó, ambos da TV Cultura.

"O legal de participar de uma feira do livro, no estande da Folhinha, é a oportunidade de estabelecer uma conexão entre os textos da literatura infantojuvenil e os textos da canção", acredita Hélio.

"É muito importante para o desenvolvimento de uma criança ter uma voz condutora. E a canção ajuda a criar uma voz condutora. Seria muito bom se essa aproximação entre a canção e a literatura, principalmente no universo infantojuvenil, se aprofundasse mais."

Além do bate-papo, o público ainda assistirá a um pocket show de Hélio, que vai tocar alguns de seus sucessos.

O Espaço Folhinha também terá uma terceira faixa de atrações, sempre às 17h, com mesinhas-redondas com autores de livros infantojuvenis. A escritora e educadora Kiusam de Oliveira é a entrevistada na quinta (8), e vai falar sobre como obras como "Omo-Oba: Histórias de Princesas e Príncipes" (Companhia das Letrinhas) são legais para que todo mundo entenda a importância da representatividade nas artes.

Na sexta (9), é a vez de a Folhinha receber Ilan Brenman, que já escreveu mais de 80 livros para crianças e vai conversar sobre os 15 anos de lançamento de "Princesas Também Soltam Pum" (Companhia das Letrinhas).

Sábado (10) é dia de bate-papo com Antonio Prata, autor de "A Menina Que Morava no Chuveiro", "Esconde Esconde" e "Jacaré, Não" (todos da editora Ubu). Antonio vai falar sobre seus livros infantis e ler um trecho de um deles para o público.

No domingo (11), às 16h, Hugo Possolo, do grupo Parlapatões de teatro, encerra a programação do Espaço Folhinha com um show de palhaçaria e brincadeiras.

Esta é a segunda edição da Feira do Livro. O evento, que terá dois palcos com programas paralelos de debates e encontros com autores, sempre abertos e gratuitos, é organizado pela Associação Quatro Cinco Um, que publica a revista homônima, e pela Maré Produções, com apoio da Folha.

Feira do Livro
De 7 a 11 de junho. Qua., abertura às 19h. De qui. a dom. das 10h às 20h. Grátis. Praça Charles Miller, Pacaembu, São Paulo.

TODO MUNDO LÊ JUNTO

Texto com este selo é indicado para ser lido por responsáveis e educadores com a criança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.