Kiusam de Oliveira fala sobre racismo e resistência no segundo dia do Espaço Folhinha

Estande com programação infantil na Feira do Livro tem presença de autores, contação de histórias e autógrafos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Espaço Folhinha fez sua estreia na Feira do Livro, em São Paulo, com uma programação que teve início na quinta (8) e vai até domingo. A primeira apresentação foi da Trupe Pé de Histórias, que apresentou ao público às 11h o clássico Gato de Botas.

Helena M., de 8 anos, estava com a irmã Marina M., 4 anos, e a mãe delas, Flávia. Elas esperavam a contação começar sentadas nas almofadas coloridas espalhadas pelo chão. "Eu vim ver a peça e ler. A gente deu uma volta e comprou alguns livros que eu queria. Do 'Diário de Pilar' tem a coleção, mas meu pai só deixou a gente pegar um", disse Helena.

Kiusam de Oliveira, autora de 'Tayó em Quadrinhos', em conversa no Espaço Folhinha, no Estande Folha - Gabriel Cabral/Folhapress

Quando soube que mais tarde haveria outras atrações, ela ficou animada. "Eu queria dar mais volta, mas depende dos meus pais. Mãe, eu quero ficar aqui nesse momento! A gente não vai voltar pra casa!", exigiu.

Alice, 13 anos, foi à feira passear e comprar livros. Viu a Trupe tocando e resolveu dar uma paradinha. "Achei bem legal o que eles estão fazendo aqui, bati logo o olho. Tô procurando quadrinhos, livros de suspense e terror e mistério", contou.

"Desde pequeno a gente tem que introduzir a leitura pras crianças, pra elas perceberem o quanto é legal, o quanto é divertido você entrar em outro mundo. Você se empolga muito lendo um livro, você se apega muito à leitura de qualquer livro."

Às 14h, foi a vez de Marcelo Duarte, colunista da Folhinha, escritor e jornalista, lembrar como criou a série "Guia dos Curiosos" (Panda Books) e momentos legais da sua carreira e infância. Ele respondeu às perguntas das crianças presentes e deu autógrafos.

Mais tarde, às 17h, o escritor Ilan Brenman comemorou os 15 anos do seu "Até as Princesas Soltam Pum" (Brinque Book) e falou de seus mais de 70 livros escritos para crianças.

Na sexta (9), a programação teve o jornalista Salvador Nogueira para falar de ciências e a vida dos astronautas. Ele respondeu perguntas de crianças sobre temas como viagem espacial, vacinas e tardígrados (aqueles animais microscópicos).

A escritora Kiusam de Oliveira, autora de "Omo-Oba - Histórias de Princesas e Príncipes" e "Tayó em Quadrinhos" (ambos da Companhia das Letrinhas), participou de conversa no fim da tarde e atraiu muitas famílias. Kiusam falou sobre ancestralidade e lembrou episódios de racismo que ela própria sofreu, e que viu acontecer nas escolas em que trabalhou.

Ela deu autógrafos e tirou fotos com as crianças na sequência.

O Espaço Folhinha segue até domingo com a presença de vários artistas e o encerramento da programação feito pelo palhaço Hugo Possolo, dos Parlapatões.

Espaço Folhinha na Feira do Livro

  • Quando Até domingo (11). Sáb. atrações às 11h, 14h e 17h, dom. às 11h e às 16h.
  • Onde Praça Charles Miller, s/n.
  • Preço Grátis

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.