Livro 'Minha Enciclopédia dos Porquês' responde a 200 perguntas de crianças

Há explicação sobre a variedade de tons de pele e línguas no mundo, e também sobre natureza, história e corpo humano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como costuma dizer o escritor Marcelo Duarte, que assina a coluna O Curioso na Folhinha, não são só as crianças que têm a curiosidade de saber tudo —os adultos também são curiosos, mas eles vão ficando com vergonha de perguntar as coisas conforme vão crescendo e ficando mais velhos.

Com isso, dá até para dizer que "Minha Enciclopédia dos Porquês", lançada pela editora VR, é uma publicação infantojuvenil, mas é bem possível imaginar que os responsáveis pelas crianças que comprarem um exemplar da obra vão acabar pegando-a emprestada para ler.

Ilustração de Benoît Perroud para a 'Minha Enciclopédia dos Porquês', da editora VR - Divulgação

O livro é como uma versão estendida da seção "Um Adulto Responde" aqui da Folhinha, que procura profissionais para solucionar dúvidas que crianças enviam para a redação. No caso da enciclopédia, são 200 perguntas sobre assuntos variados como animais e plantas, corpo humano, ciências, histórias e relações humanas.

"Por que pergunto por quê?", por exemplo, é uma das mais filosóficas. A resposta fala —adivinhe!— de curiosidade e sobre como fazer perguntas foi importante para a evolução dos seres humanos na Terra.

No mesmo setor, chamado "Vida", também há soluções para dúvidas sobre a variedade de tons de pele, línguas e formatos de famílias que existem no mundo, além de respostas a por que nossos pais trabalham e por que queremos crescer muito rápido.

No campo da saúde, a enciclopédia responde por que fechamos os olhos quando espirramos, por que é preciso tomar vacinas, por que temos febre e até por que sai sangue da nossa pele quando acidentalmente nos cortamos.

Minha Enciclopédia dos Porquês

  • Preço R$ 79,90 (112 páginas)
  • Autoria Louise Vercors e Benoît Perroud (ilustrações)
  • Editora VR Editora

DEIXA QUE EU LEIO SOZINHO

Ofereça este texto para uma criança praticar a leitura autônoma

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.