São Paulo, Sexta-feira, 2 de Julho de 1999




PERNAMBUCO

Seca provoca onda de saques a adutora


FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Caruaru (PE)

O comerciante Josias Artur dos Santos, 44, está sofrendo um processo por furto de água em Caruaru, que passa pela maior crise de abastecimento de sua história.
Santos é acusado de ter desviado água da adutora do Prata, em dezembro de 1998, para uma cisterna em seu sítio capaz de estocar 220 mil litros. A polícia achou a bomba e os canos usados para puxar a água. Interrogado pela Justiça, negou a acusação. Se for condenado, poderá ficar até oito anos preso.
O processo foi o primeiro por furto de água instaurado no município desde que a seca provocou uma onda de ataques às tubulações que abastecem a cidade.
Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento, os furtos chegaram a provocar uma redução de 0,5% no volume de água fornecido aos 250 mil habitantes da cidade: 72 mil litros de água eram retirados da rede pública por hora.
Para conter os saques, a Compesa montou uma equipe para vigiar os 37 quilômetros de tubulações que cortam a zona rural. “Atendíamos até duas ocorrências por dia, mas, quando a equipe chegava, não encontrava mais ninguém”, disse o subgerente regional da empresa, Marco Pólo Soares. Os ataques só diminuíram em 1999 porque o racionamento foi ampliado: “Não tem mais nada para roubar”.
A população recebe água quatro dias consecutivos e fica sem abastecimento por até 30 dias. Seis dos nove mananciais que abastecem a cidade estão secos. Dos três restantes, só um (a barragem do Prata, que está com 5% de sua capacidade) ainda fornece água à cidade.
A água acumulada nas outras duas represas, cerca de um quarto do consumo normal de Caruaru em um mês, está sendo guardada para abastecer carros-pipa quando o sistema entrar em colapso, o que deverá ocorrer no final de agosto.



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.