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NÃO EXISTIRIA
O SÉCULO 20 SEM...
...a Coca-Cola
No dia 8 de maio
de 1886, John Stith Pemberton vendeu pela primeira vez um refrigerante
caramelado em Atlanta (EUA), dando o primeiro passo de uma conquista mundial.
Depois de 113 anos, a Coca-Cola é a marca mais famosa do planeta
_segundo pesquisa encomendada pela fábrica, seria reconhecida por
94% da população terrestre.
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Além da chamada fórmula secreta, o refrigerante
foi, desde o início, puxado pelo marketing. O primeiro anúncio
de Coca-Cola foi publicado num jornal de Atlanta 20 dias depois da criação
do produto.
Depois de algum sucesso com a venda em tonéis, a bebida passou
a ser engarrafada em 1894, mas foi preciso esperar até 1916 para
surgir a garrafa com o design arredondado, um clássico que atravessou
o século inteiro.
Em 1928, a Coca-Cola Company introduziu uma novidade no cotidiano de seus
consumidores que também perdura até hoje: o six-pack,
embalagem de plástico com seis garrafas. Adaptada para as atuais
latinhas de alumínio, o six-pack é a embalagem
de Coca-Cola mais vendida nos supermercados americanos, representando
72% das vendas nesses estabelecimentos.
Ainda em 1928, a fábrica deu o primeiro passo numa atividade que
marca a trajetória da marca: o patrocínio esportivo. A Coca-Cola
foi a patrocinadora da equipe olímpica dos EUA, uma tradição
mantida até hoje.
Na década de 40, o produto começou a ser fabricado fora
dos EUA. Depois da Segunda Guerra Mundial, 44 países estavam produzindo
Coca-Cola.
Quando a indústria de consumo nos EUA voltou suas atenções
para o núcleo familiar, durante os anos 50, as propagandas da Coca-Cola
passaram a atingir esse público. A tática foi consagrada
com o lançamento da Coca litro e da Coca tamanho família,
em 1955.
No mesmo ano em que começou a ser lançada também
em lata, 1960, a Coca ganhou sua irmã, a Fanta, marca
de origem alemã comprada pela empresa americana. O sucesso do refrigerante
de laranja motivou o surgimento da Sprite, no ano seguinte.
Depois de duas décadas de consumo crescente no mundo, a Coca inovou
em 1982, com a Diet Coke. Em menos de uma década, o refrigerante
dietético chegou a superar a produção de Coca-Cola
normal em algumas fábricas da empresa.
Apesar de fracassos, como a Cherry Coke (com sabor de cereja) e várias
tentativas de emplacar outros sabores nos mercados asiáticos, a
Coca-Cola ainda cresce. A cada seis meses, 3,78 bilhões de litros
do refrigerante são produzidos no planeta _líquido suficiente
para encher 63 milhões de latinhas por dia.
A última campanha de divulgação do refrigerante nos
EUA abusa dos números: no mundo todo, 7.000 pessoas tomariam Coca-Cola
a cada segundo. E toda a quantidade já produzida pela empresa,
colocada em garrafas de um litro enfileiradas, seria suficiente para ir
e voltar da Lua 76 vezes.
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e o hambúrger
Moer a carne e fazer
com ela bifes pequenos e achatados é um hábito que os habitantes
das regiões da França e da Alemanha conhecem desde o século
13, mas foram imigrantes alemães nos EUA que conseguiram sucesso
colocando a carne em pães macios, no final do século passado.
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O nome hambúrguer surgiu na Feira Mundial de 1904, em St. Louis (EUA),
porque as famílias que vendiam a iguaria eram imigrantes vindos de
Hamburgo. O sucesso foi rápido. Em 1921 nasceu a primeira rede de
lanchonetes nos EUA, a White Castle, que tinha como principal prato o hambúrguer
acebolado.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a influência da cultura americana
foi acentuada entre a juventude européis. Numa febre de lanchonetes
que serviam hambúrger e leite maltado, o primeiro McDonalds
foi aberto em 1948, na cidade de San Bernardino, Califórnia.
O fast-food chegou ao Brasil em 1952, com a inauguração do
primeiro Bobs, no Rio, mas não conseguiu sucesso imediato.
Apenas no fim da década de 50, com uma dezena de lanchonetes abertas
na rua Agusta, em São Paulo, o hambúrguer e o hot-dog viraram
mania.
Nos anos 70 e 80, a venda de hambúrguer congelado em supermercados
insere o sanduíche no dia-a-dia familiar. Hoje, a rede McDonalds
opera em 109 países, com 23 mil lojas. Curiosamente, 31 delas estão
em Hamburgo. |