Descrição de chapéu

'A Outra História do Mundo' une memória e ficção, história e imaginação

Filme de Guillermo Casanova é ambientado em cidade fictícia nos estertores da ditadura no Uruguai

A Outra História do Mundo (Otra Historia del Mundo)

  • Quando Estreia nesta quinta (2)
  • Classificação 12 anos
  • Elenco Cesar Troncoso, Roberto Suárez, Natalia Mikeliunas
  • Produção Uruguai, 2017
  • Direção Guillermo Casanova

Veja salas e horários de exibição

Com múltiplas facetas e diversos personagens, "A Outra História do Mundo", do uruguaio Guillermo Casanova, é ambientado na fictícia cidade de Mosquitos nos estertores da ditadura cívico-militar no Uruguai (1973-1985).

A narrativa tem como protagonistas inicialmente o húngaro Milo Striga (Roberto Suárez) e seu amigo, o fotógrafo Gregorio Esnal (César Troncoso). Eles desafiam o clima autoritário ao sequestrar os anões de jardim do coronel Valerio (Néstor Guzzini) e divulgar uma irreverente mensagem na rádio local.

Milo é preso; seu parceiro passa meses em um quarto escuro. Com os dois fora de cena, as personagens femininas passam a ocupar o centro da trama. A mulher de Milo põe a casa à venda e deixa a cidade, enquanto a filha mais velha parte para Montevidéu na tentativa de encontrá-lo. Adolescente, a caçula Anita (Alfonsina Carrocio) se recusa a sair do lugar onde viverá seu primeiro romance.

É a partir do ponto de vista da garota que a história se organiza dali em diante. O cineasta, nascido em 1963, privilegia, assim, a memória que sua geração tem da ditadura, num arranjo que lembra filmes como "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (2006), de Cao Hamburger.

Mas "A Outra História do Mundo" traz mais do que a lembrança de tempos de chumbo e o desabrochar de uma garota interiorana.

Em dado momento, Esnal passa a ministrar um curso livre de história universal no clube de Mosquitos —como figurante entre os alunos está o escritor Mario Delgado Aparaín, autor de "Alivio de Luto" (1998), base para o filme.

Do tempo das cavernas ao Império Austro-Húngaro, o professor subversivo pontua as anedotas que conta com personagens da família de Milo, os Striga.

Seriam invenção sua?

Até então caracterizado pela beleza sóbria da fotografia, o registro visual do filme se abre, com as aulas de Esnal, para um jogo lúdico de transparências, luzes e sombras que constitui a essência do cinema.

Unem-se, assim, memória e ficção, história e imaginação. A primorosa sequência de abertura, focada nos anões de jardim, ganha novo sentido, deixando suspeitar a presença que o desenho animado terá mais adiante na fita.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.