Descrição de chapéu Livros

Jornada existencial de Kurosawa começa em 'O Anjo Embriagado'

Volume da Coleção Folha chega às bancas no domingo (19)

Cena de 'O Anjo Embriagado',de Kurosawa
Takashi Shimura e Toshiro Mifune (dir.) em cena de 'O Anjo Embriagado', de Kurosawa - Divulgação
CRISTIANE MARTINS
São Paulo

"Kurosawa gostava de afirmar que todo artista possui, em última análise, somente um tema. No caso dele, dizia, era saber por que os homens não conseguem viver juntos, mais felizes e em busca do bem superior", resumiu o crítico japonês Akira Iwasaki (1903-81).

O longa "O Anjo Embriagado" (1948), que chega às bancas neste domingo (19) por meio da Coleção Folha Grandes Diretores no Cinema, marca o início dessa trajetória autoral sobre questões existenciais profundas resultantes de situações banais ou extraordinárias.

Há duas temáticas recorrentes: o heroísmo e a busca pelo sentido da vida "A grandiosidade moral de seus personagens é resultado da tenacidade com que vivem, e o que se sobressai de cada uma de suas histórias é a sua potência humanista", escreve o professor e pesquisador Pedro Maciel Guimarães no livro que acompanha no DVD do filme. O quarto volume da coleção traz análises e ficha técnica.

Em "O Anjo Embriagado", o ator Toshiro Mifune (1920-1997), figura que viria a ser importante na cinematografia de Kurosawa, interpreta um gangster que foi ferido por outros criminosos e encontra um médico (Takashi Shimura) alcoólatra conhecido pelo vigor com que cuida de seus pacientes.

A crise que assolava o Japão no pós-guerra, retratado a partir de cenários insalubres, encontra ecos na derrocada da dupla de protagonistas de "O Anjo Embriagado".

Com mais de 30 filmes ao longo de 50 anos, ele se tornou o diretor japonês mais conhecido no exterior e é tido como o mais ocidental dentre os grandes daquele país. Citava entre suas maiores influências os americanos John Ford (1894-1973), de "O Delator" (23º volume da coleção, em 30/12) e D.W. Griffith (1875-1948), de "Intolerância" (30º volume da coleção, em 17/2).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.