Mostra imersiva explica os 200 anos da Independência do Brasil em Ouro Preto

'Já Raiou a Liberdade' conta, por meio de recursos audiovisuais, o desenrolar do acontecimento histórico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

A praça Tiradentes, em Ouro Preto, no interior mineiro, é conhecida por ser o lugar onde a cabeça do mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes, ficou exposta na antiga Vila Rica. Na comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, ela recebe neste ano uma exposição imersiva que retrata os acontecimentos que culminaram no grito do Ipiranga.

A mostra "Já Raiou a Liberdade" é realizada no interior de um domo instalado na praça. Por meio de recursos audiovisuais, os visitantes aprendem sobre os fatos que culminaram na Independência e seus desdobramentos nos 200 anos seguintes.

Vista aérea da praça Tiradentes, em Ouro Preto; ao fundo vemos o domo que abriga a exposição 'Já Raiou a Liberdade'
Exposição realizada na praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG), celebra os 200 anos da Independência - Carol Reis/ Divulgação

Também são apresentados acontecimentos mais recentes, num percurso que vai desde 1822 até as comemorações de 2022. O público pode se acomodar nos assentos instalados no interior da estrutura para acompanhar uma projeção de cerca de 25 minutos.

A mostra, batizada de "Já Raiou a Liberdade", segue em Ouro Preto até 18 de setembro. Depois, ela passa por outras quatro cidades mineiras que também tiveram relevância no ciclo do ouro –Santa Bárbara, Caeté, Nova Lima e Sabará.

Outra vertente do projeto é um programa educativo voltado a estudantes de escolas públicas das cidades que receberão a exposição. Dentre as atividades, está a realização de uma gincana da Independência, na qual a escola vencedora ganhará um prêmio de R$ 10 mil.

Já Raiou a Liberdade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.