Descrição de chapéu Livros Bienal do Livro

Bienal do Rio bate recorde com 5,5 milhões de livros vendidos para o público

Organização registrou mais de 600 mil visitantes nesta edição; cada pessoa levou, em média, nove exemplares para casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro confirmou as altas expectativas geradas pelo seu primeiro final de semana e registrou recordes de vendas na edição deste ano.

mulher manuseia livro embaixo de árvore com lâmpadas
Público durante o primeiro sábado da Bienal do Livro, no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

Foram comercializados cerca de 5,5 milhões de livros, contra 2,5 milhões da última edição, em 2021, e 4 milhões em 2019 —é preciso lembrar que o evento de dois anos atrás foi de menor porte, constrito pelas restrições da pandemia, atraindo menos editoras e um público mais moderado.

O maior evento literário do ano, organizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela GL Events, reuniu mais de 600 mil pessoas ao longo dos últimos dez dias no pavilhão do Riocentro, o que a organização também define como número recorde.

Foram cerca de nove livros vendidos por pessoa, uma média de R$ 200 reais gastos por cada visitante. O resultado foi alavancado pelos vouchers que o estado e a prefeitura do Rio distribuíram a alunos e funcionários de escolas públicas, que compunham parcela significativa dos presentes.

Todas as editoras ouvidas pela reportagem relatam aumento superlativo no seu faturamento em relação a anos anteriores.

A Record afirma ter obtido um crescimento de 130% em relação ao evento de 2021 e um aumento de 50% em comparação com a Bienal de São Paulo, que aconteceu em julho do ano passado já no pós-pandemia.

A editora conta ter superado a marca de 100 mil exemplares vendidos, algo que a Companhia das Letras também relata ter alcançado pela primeira vez numa Bienal do Livro.

A Intrínseca vendeu neste ano o dobro da última edição carioca. A Rocco, casa de "Harry Potter" e Clarice Lispector, teve um faturamento 135% maior que em 2019 e 85% maior que a última Bienal de São Paulo. A Sextante e Arqueiro também relatam vendas 140% maiores que em 2021 e 40% acima da última festa paulista.

Ainda em relação ao evento paulistano, que é organizado pela Câmara Brasileira do Livro, a HarperCollins afirma ter registrado um aumento de 250% em faturamento. A Planeta faturou 80% a mais que em 2019 e a Autêntica, 76% a mais. Difícil encontrar uma história de fracasso.

Desde a sexta-feira da semana passada, a Bienal tem atraído um público intenso, composto principalmente por crianças e jovens.

No fim de semana, o pavilhão ficou recheado de fãs de autoras best-sellers como Julia Quinn, Holly Black e Cassandra Clare, sucessos da literatura young adult. Durante a semana, o evento passou a ser tomado por grupos escolares e atividades infantis.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.