Olivier Assayas, em 'Hors du Temps', leva sua quarentena para o Festival de Berlim

Novo longa do cineasta francês tensiona os limites da autoficção, descrevendo como sua família lidou com a pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim

Dois irmãos, um diretor de cinema e um jornalista musical, e suas parceiras passam a quarentena contra Covid confinados na casa de sua infância. Mais do que uma comédia sobre o confinamento, "Hors du Temps", ou tempo suspenso, é o filme mais autobiográfico da carreira do cineasta francês Olivier Assayas, de "Irma Vep" (1996) e "Personal Shopper" (2016).

A obra estreou mundialmente às 22h (18h em Brasília) deste sábado (17), no 74º festival de cinema de Berlim, mas pôde ser acompanhada pelos jornalistas um dia antes.

"Hors du Temps", de Olivier Assayas, em que dois irmãos confrontam a própria infância ao ficarem juntos em quarentena
"Hors du Temps", de Olivier Assayas, em que dois irmãos confrontam a própria infância ao ficarem juntos em quarentena - Divulgação

Autobiográfico, aliás, é pouco, uma vez que a comédia é basicamente a descrição dos meses que Assayas passou com seu irmão na antiga residência de seus pais, em 2020, nos campos franceses.

"Inventamos e acrescentamos algumas coisas, inclusive os atores colaboraram nisso, então é meio exagerado. Mas é tudo verdade. É a minha experiência na quarentena", afirmou Assayas na tarde de sábado, durante a entrevista coletiva no festival que concedeu ao lado dos atores.

A obra foi filmada na própria casa de sua família, e não numa locação qualquer, o que, inicialmente, causou certa angústia ao diretor. "Aquela não é a minha casa, nem do meu irmão. É a casa de nossos pais e eu estava um pouco com medo de seus fantasmas", disse.

De forma leve, o filme brinca com as diferentes formas com que os irmãos encaram a Covid. Paul, alter-ego do diretor, interpretado por Vincent Macaigne, está obcecado por máscaras, limpeza e por deixar as compras fora de casa por quatro horas até que o vírus morra.

Etienne, por outro lado, não leva a situação tão a sério, o que provoca situações de conflito com o irmão, ainda que nada tão combativo.

Ambos seguem, ou tentam seguir, suas carreiras durante o tempo suspenso. Paul faz conferências com sua equipe de cinema e fala do projeto em andamento, "Irma Vep".

Aqui vai um nó para a cabeça —o projeto é real e estreou no canal HBO em 2022. É uma minissérie que adapta o filme de mesmo nome, lançado por Assayas em 1996. A história mostra a luta de um diretor de meia idade tentando refilmar um clássico mudo de vampiros —irma vep é anagrama de vampire.

Pois, na nova minissérie, quem faz o papel do diretor é o mesmo Vincent Macaigne, que praticamente repete o personagem Olivier Assayas em "Hors du Temps".

Etienne, por sua vez, lida com seus programas de rádio sobre rock à distância, enfrentando problemas como o sinal de wi-fi ruim no campo ou a falta de um microfone decente. Tudo isso também é real. O irmão de Assayas, Michka, é um respeitado jornalista especializado em rock na França.

Apesar de os nomes dos irmãos terem sido mudados, em um momento do filme o narrador fala casa da família "Assayas", derrubando qualquer dúvida sobre o que estamos vendo.

Assayas contou que começou a escreveu o roteiro sem imaginar que fosse virar um filme. "Escrevi como uma série de esquetes, nos quais tentei ser o mais fiel possível. Na verdade, eu achei que, após o fim da quarentena, haveria uma inundação de filmes sobre ela. Mas não houve. Então, resolvi fazer o meu", finalizou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.