Economistas estão alienados e presos a dogmas no Brasil, diz André Lara Resende

Para autor, ortodoxia monetária está desmoralizada e aumento de juros não resolve problema da inflação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eduardo Sombini
Eduardo Sombini

Geógrafo e mestre pela Unicamp, é repórter da Ilustríssima

O economista André Lara Resende é um dos críticos mais importantes dos dogmas da teoria econômica dominante e seu apego ao equilíbrio fiscal a qualquer custo e à diminuição do tamanho do Estado.

Para ele, a macroeconomia neoclássica, que orienta boa parte da produção acadêmica e do debate público no Brasil, se tornou um garrote ideológico, com ferramentas equivocadas e sem capacidade de formular políticas para promover a retomada do crescimento e a distribuição de renda.

Em seu livro recém-lançado, "Camisa de Força Ideológica: a Crise da Macroeconomia" (Companhia das Letras), Lara Resende percorre a história da teoria monetária e discute por que o fato de a moeda ser hoje um registro digital, não mais um metal com valor em si, transforma as possibilidades de financiamento do Estado.

Doutor pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ex-diretor do Banco Central e um dos formuladores do Plano Real, o economista diz que países que emitem a própria moeda não têm, sob algumas condições, restrições financeiras.

André Lara Resende, autor de 'Camisa de Força Ideológica', no campus da Universidade Columbia, em Nova York - Gilberto Tadday - 3.dez.15/Agência O Globo

O Estado pode sempre ampliar a base monetária para financiar investimentos e políticas públicas sem correr o risco de criar surtos inflacionários. No entanto, a perspectiva de se livrar das amarras da ortodoxia monetária deve vir acompanhada de controle e disciplina, diz, para tornar o Estado mais competente.

Neste episódio, Lara Resende critica a fórmula de elevar a taxa de juros para conter a alta da inflação, como vem acontecendo no Brasil nos últimos meses, discute o que pensa sobre a privatização de empresas estatais e explica a ideia de o Estado assumir a função de empregador de última instância dos trabalhadores, da mesma forma que desempenha o papel de credor de última instância em crises financeiras.

Como é que se pode defender que o Estado está quebrado e não pode gastar com infraestrutura, educação, saúde, mas pode —e deve— aumentar a taxa de juros, como aumentou no Brasil em mais de dez pontos de percentagem? Com uma dívida de 85% do PIB, isso é 8,5% do PIB de transferência de gastos fiscais para os detentores da dívida pública, que são os agentes mais ricos e superavitários da economia

André Lara Resende

economista

Para se aprofundar

André Lara Resende indica

Eduardo Sombini indica

  • "Trabalho Interno", de Charles Ferguson, vencedor do Oscar de melhor documentário de 2010 que aborda a crise financeira de 2008 e as medidas do governo federal americano para socorrer o sistema financeiro do país

O Ilustríssima Conversa está disponível nos principais aplicativos, como Apple Podcasts, Spotify e Stitcher. Ouvintes podem assinar gratuitamente o podcast nos aplicativos para receber notificações de novos episódios.

O podcast entrevista, a cada duas semanas, autores de livros de não ficção e intelectuais para discutir suas obras e seus temas de pesquisa.

Já participaram do Ilustríssima Conversa James Green, brasilianista autor de um clássico sobre a história da homossexualidade no Brasil, Sidarta Ribeiro, neurocientista que desenvolve pesquisas sobre a importância de sonhar, Heloisa Starling e Miguel Lago, autores de ensaios sobre a lógica de destruição do bolsonarismo, Fábio Ulhoa Coelho, professor de direito que ponderou sobre as relações entre liberdade e igualdade, Debora Diniz, acadêmica que se dedica às áreas de gênero e direitos reprodutivos, Deivison Faustino, que desenvolve pesquisas sobre a obra de Frantz Fanon, Fernando Morais, biógrafo de Lula, Sergio Miceli, sociólogo que tratou de Drummond e do modernismo, Daniela Arbex, jornalista que investigou a tragédia de Brumadinho, e Tatiana Roque, pesquisadora que discute as relações entre mudanças climáticas e política, entre outros convidados.

A lista completa de episódios está disponível no índice do podcast. O feed RSS é https://folha.libsyn.com/rss.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.