Presidente argentino pede a Trump isenção de tarifas a aço e alumínio

Por telefone, Trump se comprometeu a analisar o pedido, diz governo argentino

Presidente da Argentina, Mauricio Macri - Juan Mabromata / AFP
Buenos Aires | AFP

O presidente argentino, Mauricio Macri, pediu nesta sexta-feira (9) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que isente o país das tarifas aduaneiras sobre o aço e alumínio, informou o governo em nota.

"Trump se comprometeu a avaliar seu pedido para que a Argentina seja excluída de qualquer medida restritiva que afete as exportações de aço e alumínio para os Estados Unidos", disse o comunicado da Presidência.

Japão, Coreia do Sul, Austrália, Europa e Brasil também tentam escapar da decisão de Trump de impor tarifa de 25% sobre importações de aço e 10% sobre importações de alumínio na quinta-feira (8), para conter importações baratas, principalmente da China, o que ele descreveu como "um assalto ao país".

Um comunicado da Casa Branca ainda mencionou que, durante a conversa, os dois presidentes discutiram "potenciais tarifas" dos Estados Unidos sobre as importações de aço e alumínio.  

Entre janeiro e novembro de 2017, a Argentina vendeu cerca de 200 milhões de dólares aos Estados Unidos em tubos de aço e cerca de 500 milhões em alumínio.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.