Descrição de chapéu Coronavírus

Crise do coronavírus atinge programa de desestatização, diz secretário

Nesta semana, a Caixa Seguridade suspendei seu IPO, onde levantaria R$ 15 bilhões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters

O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Salim Mattar, afirmou nesta quinta-feira (12) que o programa do governo federal de vender participações em estatais é atingida pelos desdobramentos do surto de coronavírus.

"A crise deflagrada pelo coronavírus atinge o mercado financeiro e o nosso projeto de desestatização", afirmou ele em um post em sua conta no Twitter". "A Caixa resolveu suspender o IPO da Seguridade onde levantaria R$ 15 bilhões."

A Caixa Seguridade, braço de seguros e previdência da Caixa Econômica Federal, comunicou na noite da véspera que a sua controladora interrompeu a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da companhia, citando a atual conjuntura do mercado.

Brazil's Privatization Secretary Salim Mattar speaks at Credit Suisse Latin America conference in Sao Paulo, Brazil January 29, 2019. REUTERS/Amanda Perobelli ORG XMIT: GGG-AMP07 - Amanda Perobelli - 29.jan.2019/Reuters

Bolsas derretem

Nesta semana, a Bolsa brasileira teve quatro circuit breakers, quando as negociações são interrompidas quando o Ibovespa supera 10%. Durante a interrupção, não há possibilidade de fechamento de negócios com ativos, derivativos e títulos de renda fixa privada.

Nesta semana, ele foi acionado na segunda (9), na quarta (11) e nesta quinta (12), logo na abertura dos negócios. Nos últimos dias, o avanço do coronavírus e a guerra de preço do petróleo derretem o mercados de ações.

Na quarta (11), pouco depois da OMS (Organização Mundial da Saúde) classificar que há uma pandemia do novo coronavírus em curso no mundo, o Ibovespa caiu mais de 10% e atingiu o segundo circuit breaker da semana, às 15h15. O índice chegou a alcançar os 82.887 pontos antes de ter o pregão suspenso.

O clima de pânico continuou na quinta-feira (12). A Bolsa brasileira novamente bateu os 10% e o circuit breaker foi acionado pela terceira vez na semana e duas vezes em uma hora de funcionamento.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.