Dono da Virgin deve se tornar, neste domingo, o primeiro bilionário a ir para o espaço

Richard Branson viajará a bordo do foguete da Virgin Galactic para promover seu empreendimento de turismo espacial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles e Washington | Reuters

Décadas após cultivar a reputação de ousado magnata com uma série de expedições em barcos e balões de ar, Richard Branson, fundador do grupo Virgin, está pronto para cruzar a fronteira final ao se lançar ao espaço num foguete para promover seu empreendimento de astroturismo.

A Virgin Galactic Holding Inc deve enviar no domingo (11) o VSS Unity, foguete da empresa com passageiros, em seu primeiro teste de voo com tripulação completa à beira do espaço. O britânico bilionário está entre os seis indivíduos que participarão do passeio.

O avião espacial branco será transportado por um jato de porta-aviões de dupla fuselagem chamado VMS Eve (batizado em homenagem à mãe de Branson) a uma altitude de 15 quilômetros, onde a unidade será liberada e impulsionada por foguetes numa ascendência quase vertical ao extremo da atmosfera.

No ápice do voo, cerca de 89 quilômetros acima do deserto do Novo México, nos Estados Unidos, a tripulação passará por alguns minutos de ausência de peso antes de começar a descida para a Terra.

Se tudo andar de acordo com o plano, o voo durará 90 minutos e terminará onde começou —numa pista do Spaceport America, perto da cidade apropriadamente chamada de Truth or Consequences (verdade ou consequências, em português).

Richard Branson em pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) antes da negociação da Virgin Galactic - Brendan McDermid/Reuters

A missão Unity 22 da Virgin marcará o 22º teste de voo da aeronave e a quarta missão tripulada da empresa além da atmosfera da Terra.

Mas será a primeira a carregar um grupo completo de viajantes espaciais —dois pilotos e quatro "especialistas da missão", com Richard Branson entre eles.

A Virgin Galactic já recebeu da agência americana de aviação licença para transportar passageiros em voos espaciais futuros —e tem cerca de 600 reservas, vendidas entre US$ 200 mil e US$ 250 mil cada.

Há mais dois bilionários na corrida espacial. Espera-se que
Jeff Bezos, fundador da Amazon, esteja a bordo da viagem que a New Shepard, da Blue Origin —também dele—deve fazer ainda neste mês.

O outro bilionário na corrida é Elon Musk, fundador da Tesla e da Spacex. A expectativa é que ele lance uma de suas naves Dragons SpaceX no segundo semestre de 2021 com uma tripulação completamente civil a bordo. A cápsula permanecerá orbitando por diversos dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.