Descrição de chapéu Financial Times

Netflix perde assinantes nos EUA e no Canadá, sem sinal de recuperação

Ações da companhia caíram 1,4% em negócios após o pregão

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Anna Nicolaou
Londres | Financial Times

A Netflix perdeu 430 mil assinantes nos Estados Unidos e no Canadá no segundo trimestre e emitiu previsões desanimadoras para o segundo semestre, reacendendo as dúvidas do investidor sobre como o grupo de streaming se sairá depois da reabertura econômica.

A companhia sediada na Califórnia previu que ganharia 3,5 milhões de assinantes no terceiro trimestre, decepcionando os investidores que esperavam uma recuperação mais forte na segunda metade do ano. Analistas tinham previsto que a Netflix acrescentaria 5,9 milhões de assinantes no terceiro trimestre.

As ações caíram 1,4% em negócios após o pregão.

Logo da Netflix em escritório da empresa em Hollywood, Los Angeles - Lucy Nicholson - 16.jul.2018/Reuters/File Photo

A empresa sediada na Califórnia ganhou 1,5 milhão de assinantes no segundo trimestre, pouco acima das previsões de Wall Street de 1,1 milhão.

Depois de acrescentar um número recorde de clientes no ano passado, o aumento de assinantes desacelerou acentuadamente enquanto novos concorrentes entraram no mercado e pessoas saíam dos lockdowns da pandemia.

As novas assinaturas estagnaram nos EUA, o maior mercado da Netflix, onde a maioria das restrições do coronavírus foram canceladas.

"A pandemia criou uma instabilidade incomum em nosso crescimento", disse a direção da companhia aos acionistas.

Reed Hastings, co-executivo-chefe da Netflix, rejeitou as preocupações sobre a ameaça da concorrência. No último ano e meio, Disney, Apple, WarnerMedia, Comcast e outras lançaram plataformas de streaming, e hoje há mais de cem serviços de streaming para se escolher, segundo a companhia de dados Ampere.

Em vez disso, os executivos da Netflix culparam uma oferta mais leve de programas e filmes e prometeram que o crescimento será retomado no segundo semestre deste ano, com o retorno de títulos como The Witcher e Sex Education.

"A Covid e suas variantes tornam difícil prever o futuro, mas com produções de modo geral correndo suavemente até agora, estamos otimistas sobre nossa capacidade de entregar um segundo semestre forte", disse a companhia na terça-feira (20).

Mas a Netflix continua sendo de longe o maior serviço de streaming de vídeo pago, com 209 milhões de assinantes, comparados com 104 milhões de Disney Plus, seu concorrente mais próximo.

As receitas no segundo trimestre subiram 19% em relação ao mesmo período no ano passado, para US$ 7,3 bilhões, cumprindo as previsões de analistas. A receita bruta aumentou para US$ 1,4 bilhão, contra US$ 720 um ano atrás.

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