Descrição de chapéu Games

Em meio a crise, gamers fogem dos consoles para o celular, aponta pesquisa

Leia a edição da newsletter Combo, com novidades sobre a indústria de games

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da Combo, a newsletter de games da Folha. Quer recebê-la todas as segundas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Cerca de um ano e meio depois dos lançamentos do Xbox Series X|S e do PlayStation 5, era de se esperar um crescimento considerável no número de pessoas jogando games em consoles. No entanto, segundo a Pesquisa Games Brasil 2022, lançada nesta segunda-feira (18), o mercado brasileiro ainda não parece ter aderido à nova geração de videogames.

Em meio a uma crise inflacionária, com disparada do dólar e problemas logísticos que impactaram a produção de equipamentos eletrônicos, os jogadores de videogame brasileiros trocaram os consoles de última geração pelo bom e velho celular.

Garoto joga o game de tiro para celular "Free Fire" em Ceilândia (DF)
Garoto joga o game de tiro para celular "Free Fire" em Ceilândia (DF) - Evaristo Sá - 19.fev.22/AFP

De acordo com o levantamento, feito pela internet com 13.051 pessoas de 26 estados e do Distrito Federal, 48,3% dos gamers preferem o celular como meio para consumir jogos eletrônicos, um aumento de 6,7 pontos percentuais em relação ao levantamento do ano passado.

Em movimento oposto, houve diminuição de 5,8 pontos percentuais no número de pessoas que citam os consoles com sua principal forma de jogar, indo de 25,8% em 2021 para 20% em 2022.

Também houve queda no percentual de participantes da pesquisa que consideram computadores ou notebooks como plataforma preferida para games, de 27,5% em no ano passado para 23,3%.

Mais do que uma preferência, a maior utilização de celulares parece diretamente ligada à renda. Ainda segundo o levantamento, realizado entre os dias 11 de fev ereiro e 7 de março deste ano, 59% dos gamers que usam prioritariamente o smartphone para consumir jogos são das classes C, D e E, enquanto 62,3% daqueles que jogam mais em consoles são das classes A e B.

"Computadores e consoles para jogar apresentam custos elevados para os padrões da maioria dos brasileiros. No entanto, os smartphones democratizam este hábito, uma vez que existem em maior quantidade", afirma Carlos Silva, sócio da GoGamers, empresa da consultoria Sioux Group, que desenvolveu a pesquisa em parceria com a Blend New Research e a ESPM.

O levantamento aponta que 61,6% dos entrevistados dizem ter gasto em jogos no último ano menos de R$ 300 –preço de um game de primeira linha da Nintendo no Brasil–, o que ajuda a explicar a preferência pelos smartphones, que têm jogos mais baratos. Entre os 17,3% que dizem não ter gasto nada em jogos no último ano, 40,2% afirmaram que não o fizeram por causa do preço.

O mesmo fenômeno é observado em hardwares, 67,1% dos entrevistados afirmam que gastaram menos de R$ 1.250 no último ano em equipamentos para jogos, valor bem abaixo, por exemplo, dos cerca de R$ 2.300 necessários para adquirir um Xbox Series S, console mais barato desta nova geração.

"O que há é uma percepção dos consumidores de games do cenário econômico no país e, a partir daí, a escolha de como gastar o dinheiro em jogos ou equipamento se torna muito mais seletiva", diz Silva.

Confira outros números curiosos da pesquisa:

  • 74,5% dos brasileiros afirmaram ter o costume de jogar videogames, um crescimento de 2,5 pontos percentuais em relação ao levantamento de 2021

  • 81,2% dos gamers já ouviram falar em eSports, aumento de 32,8 pontos percentuais em relação à última pesquisa

  • Pouco menos da metade dos jogadores (49,2%) dizem saber o que é NFT

  • Apenas 6,7% dos gamers dizem não jogar jogos online

  • As mulheres são maioria (60,4%) entre os gamers que preferem jogar no celular

  • 70,7% dos gamers que preferem jogar em smartphones se consideram jogadores casuais

  • Entre os jogadores de consoles, 43,9% compram jogos em plataformas online

  • 45,4% dos gamers escutam música enquanto jogam


​Play

dica de game, novo ou antigo, para você testar

Grand Mountain Adventure
(Android e iOS)

Jogos de celular costumam ter a má fama de contarem com gráficos ruins e serem repletos de propagandas. "Grand Mountain Adventure" (disponível para Android e iOS) não confirma essa tese. O título do estúdio sueco Toppluva é um game de ski/snowboard em mundo aberto, repleto de missões e pistas e que leva a máxima "fácil de jogar, difícil de dominar" ao extremo. A versão gratuita dá acesso à primeira montanha do jogo, o que já é suficiente para horas e horas de diversão


Update

novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa

  • O estúdio brasileiro Aquiris, responsável por jogos como "Horizon Chase" e "Wonderbox", anunciou que receberá investimento da gigante americana Epic Games. "É uma grande confirmação do que a Aquiris construiu até agora, e mal podemos esperar para mostrar ao mundo no que estamos trabalhando juntos", disse Mauricio Longoni, CEO do estúdio de Porto Alegre, em nota. Os valores do negócio não foram revelados.
  • A Epic Games anunciou que Sony, dona da marca PlayStation, e Lego fizeram cada uma um investimento de US$ 1 bilhão (R$ 4,7 bilhões) para que a empresa "avance em sua visão para construir o metaverso e suportar o seu contínuo crescimento".
  • Enquanto a concorrência aposta na construção de espaços virtuais, a Nintendo investe em imóveis. A empresa japonesa anunciou a compra de um terreno de 10 mil metros quadrados em Kyoto por US$ 39,8 milhões (R$ 187 milhões) para a construção de um novo edifício para sua equipe de pesquisa e desenvolvimento.
  • A Niantic, desenvolvedora de "Pokémon GO", anunciou que está produzindo um novo jogo para celular. Em "Peridot" os jogadores poderão ter bichinhos virtuais únicos, criados por geração procedural, e usar tecnologia de realidade aumentada interagir com eles. Segundo a empresa, o título entrará logo em fase de testes.
  • A Microsoft anunciou que os assinantes brasileiros do Xbox Game Pass Ultimate já podem jogar por streaming nos consoles da empresa. A função, antes disponível apenas em PCs, permite acessar jogos diretamente da nuvem, sem a necessidades de fazer o download do título, e possibilita que games da nova geração de consoles sejam reproduzidos no Xbox One.
  • Três pessoas foram presas em Londres por operar uma versão não oficial de "Club Penguin", afirma reportagem da BBC. O game, uma espécie de rede social para crianças muito popular lançado em 2005 pela Disney, deixou de funcionar em 2017. Desde então, a empresa tenta na justiça impedir a criação de "clones" do game.

Download

games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena

20.abr

  • "Star Wars: The Force Unleashed": R$ 101,95 (Switch)

21.abr

  • "Teardown": R$ 37,99 (PC)

Promoção da semana

  • Mais de mil jogos de PC estão em promoção na loja virtual Nuuvem, com descontos de até 95%. Entre os destaques estão "Middle-Earth: Shadow of War Definitive Edition" por R$ 7,50 (94% de desconto), "Deathloop" por R$ 119,99 (-51%) e "Outer Wilds" por R$ 24,99 (-47%).


Leituras da semana

o que saiu sobre games na Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.