Descrição de chapéu twitter internet

Centenas de funcionários deixam o Twitter após ultimato de Elon Musk

Bilionário deu até esta quinta (17) para funcionários decidirem entre alto desempenho na empresa ou demissão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sheila Dang Paresh Dave Hyunjoo Jin
Reuters

Centenas de funcionários do Twitter devem deixar a empresa após o ultimato do novo proprietário, Elon Musk.

Na quarta (16), o bilionário enviou uma mensagem aos funcionários dizendo que teriam até esta quinta (17) para considerarem se querem continuar "trabalhando longas horas em alta intensidade" ou receber uma indenização de demissão constituída por três meses de pagamento.

Em uma enquete na plataforma Blind, que verifica o email corporativo dos funcionários e permite que compartilhem informações anonimamente, 42% de 180 pessoas escolheram a resposta "Escolhi a opção de sair, estou livre!".

Logo do Twitter instalado no escritório da empresa, em Nova York - Brendan McDermid/Reuters

Outras 25% escolheram ficar "relutantemente" e apenas 7% dos participantes escolheram "cliquei sim para ficar, sou hardcore".

Musk estava reunido com alguns funcionários importantes para tentar convencê-los a ficar, disse um funcionário atual e um funcionário recém-saído que está em contato com colegas do Twitter.

Embora não esteja claro quantos funcionários optaram por ficar, os números mostram a relutância de alguns funcionários em permanecer na empresa onde Musk se apressou em demitir metade de seus funcionários, incluindo a alta administração, e está mudando a cultura para enfatizar longas horas e um ritmo intenso.

A empresa notificou os funcionários de que fechará seus escritórios e cortará o acesso por crachá até segunda-feira (21), segundo duas fontes. Agentes de segurança começaram a expulsar funcionários do escritório na noite desta quinta-feira (17), disse uma fonte.

O Twitter, que perdeu muitos membros de sua equipe de comunicação, não se pronunciou.

Em um grupo privado com cerca de 50 funcionários da rede social no aplicativo Signal, quase 40 disseram que decidiram sair, de acordo com o ex-funcionário.

E em um grupo privado do Slack para atuais e ex-funcionários, cerca de 360 pessoas se juntaram a um novo canal chamado "demissão voluntária", segundo uma pessoa com conhecimento do grupo Slack.

Uma pesquisa separada no Blind pediu aos funcionários que estimassem qual porcentagem de pessoas deixaria a empresa com base em suas percepções. Mais da metade dos entrevistados estimou que pelo menos 50% dos funcionários sairiam.

Corações azuis e emojis de saudação inundaram a empresa e suas salas de bate-papo internas nesta quinta-feira (17), pela segunda vez em duas semanas, enquanto os funcionários do Twitter se despediam.

Até as 16h (horário de Brasília), cerca de 30 funcionários da empresa nos Estados Unidos e na Europa anunciaram suas saídas em tuítes públicos analisados pela Reuters, embora cada demissão não pudesse ser verificada independentemente.

Nesta quarta, Musk disse aos funcionários da empresa que qualquer pessoa que não tiver clicado em um link que confirma que "você quer fazer parte do novo Twitter" até a noite desta quinta (17) seria considerada como demitida da empresa.

"Seja qual for a decisão que você tomar, obrigado por seus esforços para tornar o Twitter bem-sucedido", diz a mensagem do bilionário.

"No futuro, para construir um Twitter 2.0 inovador e ter sucesso em um mundo cada vez mais competitivo, precisaremos ser extremamente 'hardcore'", afirma a mensagem de Musk. "Isso significará longas horas em alta intensidade. Somente um desempenho excepcional constituirá uma nota de aprovação."

Musk disse que o Twitter será "muito mais orientado para a engenharia" sob sua liderança, acrescentando que "aqueles que escrevem ótimos códigos constituirão a maioria de nossa equipe e terão maior influência".

O Twitter demitiu metade de sua força de trabalho no início deste mês, logo depois que Musk assumiu o controle da empresa de mídia social. O bilionário criticou os gastos e a cultura de trabalho da empresa e disse que a companhia precisa de grandes cortes de custos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.