Descrição de chapéu The New York Times

Rei Charles 3º é o novo rosto do dinheiro britânico

Notas de libras com face do rei aparecerão em 2024, mas imagem de Elizabeth 2ª continuará em circulação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Emma Bubola
Londres | The New York Times

Nos últimos meses, enquanto o Reino Unido se recuperava do luto pela rainha Elizabeth 2ª, o início de um novo reinado começou a aparecer na vida cotidiana do país.

A seleção da Inglaterra na Copa do Mundo cantou "God Save the King". Pela primeira vez em décadas, um rei deu as boas-vindas a um novo primeiro-ministro. Agora, enquanto os britânicos se preparam para o primeiro Natal sem a tradicional mensagem da rainha Elizabeth, o Banco da Inglaterra anunciou outra grande mudança.

Na segunda-feira (19), revelou novas notas de libras com o retrato do rei Charles 3o, que devem entrar em circulação em meados de 2024.

Banco da Inglaterra divulga novas cédulas com o rosto do Rei Charles 3º - Banco da Inglaterra via NYT

As novas notas de cinco, dez, 20 e 50 libras serão impressas apenas para substituir o dinheiro velho ou para atender a um aumento de demanda, por isso as cédulas com as imagens da falecida rainha e do atual rei circularão ao mesmo tempo.

O anúncio marcou outra nova página na história da Grã-Bretanha, com Charles assumindo o lugar de sua mãe no trono e nos rituais e símbolos que testemunham a presença da família real na vida cotidiana.

"Este é um momento significativo", disse o governador do banco, Andrew Bailey, em um comunicado, acrescentando que Charles é apenas o segundo monarca a estampar as cédulas de libras.

As notas foram emitidas pela primeira vez no final do século 17, mas a soberana britânica só aparece nelas desde 1960, sendo Elizabeth a primeira. As notas iniciais traziam um retrato da rainha usando o diadema de diamantes da família.

"Era uma imagem formal e régia, e foi criticada por ser uma semelhança severa e irreal", segundo o Banco da Inglaterra.

Um segundo retrato de outro artista teve melhor recepção, porque as pessoas acharam que era mais realista e ela parecia mais "descontraída", segundo o banco. Outros retratos foram adotados posteriormente, mas o mais familiar para a maioria dos britânicos é o de uma rainha mais madura, desenhado em 1990. O mesmo retrato continuou a aparecer depois de 2016, quando as notas começaram a ser impressas em plástico, em vez de papel.

Desde o século 17, os monarcas britânicos são representados nas moedas voltados na direção oposta à de seu antecessor imediato, de modo que Charles está voltado para a esquerda, enquanto sua mãe olha para a direita.

As notas não parecem sujeitas à mesma tradição, pois os soberanos são retratados de frente.

Tradução de Luiz Roberto Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.