Descrição de chapéu BNDES indústria

Debater subsídios além do agro vira 'pecado' no Brasil, critica Tereza Campello

Diretora do BNDES defende ampliação de investimentos estatais para outros setores da economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A diretora do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Tereza Campello defendeu nesta terça-feira (21) que o Brasil amplie investimentos estatais e subsídios em setores além do agronegócio.

Na visão da ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, debater essas medidas em outros segmentos da economia é considerado um "pecado" no país.

"O Estado investe muito no agro, o crédito é altamente subsidiado, mas, quando você vai fazer esse debate para um conjunto de outros setores que nos interessam estrategicamente, esse debate vira pecado", disse Campello.

Tereza Campello participa de seminário no BNDES - Eduardo Anizelli/Folhapress

A declaração ocorreu na reta final de um painel do seminário "Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século 21", que ocorreu na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

"O debate fundamental que quis trazer é por que se aceita o investimento estatal e o crédito subsidiado para determinado setor e não se discute que ele também pode ser interessante e importante para o desenvolvimento industrial, para a agenda ambiental e a agenda de superação de desigualdade. Esse debate tem de estar colocado", disse.

Antes desse trecho, Campello fez um discurso em que defendeu uma transição para o que chamou de modelos sustentáveis de produção no país. Ela também disse que o Brasil precisa passar por um processo de reindustrialização.

O seminário no BNDES foi marcado por críticas contundentes à política monetária no país. Economistas, empresários e integrantes do governo Lula se revezaram na ofensiva contra o patamar da taxa básica de juros, a Selic, hoje em 13,75% ao ano.

O evento foi organizado pelo banco em parceria com o Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.