Congressistas dos EUA querem que Shein comprove não usar trabalho forçado

Políticos pedem verificação independente como condição para oferta de ações; companhia diz que não tolera crime

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | AFP

Um grupo de legisladores americanos pediu à autoridade reguladora de Wall Street que exija que a empresa chinesa de moda Shein comprove que não utiliza trabalho forçado de membros da etnia uigur como condição para uma oferta pública de ações.

Um grupo de republicanos e democratas da Câmara americana pressiona o chefe da SEC (a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) a tomar medidas contra a Shein, um grupo de vestuário de baixo custo em rápido crescimento que, segundo relatos, usaria algodão da Região Autônoma Uigur de Xinjiang.

"A Shein está levantando capital agressivamente e planeja realizar uma oferta pública inicial antes do final deste ano fiscal", disseram os legisladores em uma carta escrita em 1º de maio.

Imagem mostra letreiro formando logo da Shein em um prédio. Atrás, é possível ver prédios.
Logo da Shein no escritório da empresa em Singapura - Chen Lin - 18.out.22/Reuters

"Pedimos que estabeleça regulamentações e ordene à Shein que certifique, por meio de uma verificação independente, que a empresa não usa trabalho forçado uigur como condição para se registrar para a emissão de valores nos Estados Unidos", ressaltaram.

A redação da carta foi organizada pela democrata Jennifer Wexton e o republicano John Rose e assinada por 24 membros da Câmara.

Um porta-voz da Shein afirmou que a empresa não possui fornecedores na região de Xinjiang e que tem "tolerância zero" com trabalho forçado.

Fundada na China em 2008 e atualmente sediada em Singapura, a Shein se tornou um dos símbolos da moda de baixo custo e do crescimento econômico chinês.

Grupos de direitos humanos denunciam que os uigures, de religião muçulmana, são submetidos a detenções em massa em campos de trabalho forçado e proibidos de expressar sua cultura.

Pequim alega que a minoria étnica não está sendo reprimida e que cumpre programas de reeducação para combater o terrorismo islâmico em Xinjiang.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.