O Google está explorando o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para escrever notícias e auxiliar jornalistas, disse um porta-voz na noite desta quarta (19). Segundo ele, a empresa também dialoga com veículos para usar esses recursos.
O porta-voz não mencionou os veículos de comunicação envolvidos, mas, de acordo com o New York Times, o Google tem mantido discussões com o Washington Post, o grupo proprietário do Wall Street Journal, News Corp, e até o próprio NYT, dentre outras.
Essas ferramentas de IA poderiam ajudar os jornalistas com opções de manchetes ou diferentes estilos de escrita, por exemplo, de uma forma que aumente trabalho e produtividade. O representante afirmou que a companhia está nos estágios iniciais de explorar ideias.
"Essas ferramentas não se destinam e não podem substituir o papel essencial que os jornalistas têm na reportagem, criação e verificação de fatos de seus artigos."
No entanto, alguns executivos que viram a proposta do Google a descreveram como perturbadora, disse o NYT, acrescentando que os executivos pediram para não serem identificados. A ferramenta de IA apresentada é chamada de "Gênesis" internamente, segundo o NYT, citando fontes familiarizadas com o assunto.
Procurado, um porta-voz da News Corp se recusou a comentar sobre a reportagem do NYT ou a ferramenta de IA, mas disse o grupo de comunicação tem excelente relação com o Google, e que apreciam o compromisso de longo prazo de Sundar Pichai, CEO, com o jornalismo.
O NYT e o Washington Post não responderam até o momento.
A notícia surge dias após a Associated Press anunciar uma parceria com a OpenAI, proprietária do ChatGPT, para explorar o uso de IA generativa em notícias, um acordo que pode estabelecer um precedente para parcerias semelhantes entre as indústrias.
Alguns veículos de comunicação já estão usando a IA generativa para o seu conteúdo, mas as publicações de notícias têm sido lentas em adotar a tecnologia devido a preocupações com sua tendência a gerar informações factualmente incorretas, bem como os desafios em diferenciar o conteúdo produzido por humanos e o produzido por programas de computador.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.