Descrição de chapéu Reforma tributária

Veja como cada deputado votou na PEC da Reforma Tributária

Proposta foi aprovada pela Câmara na noite desta quinta-feira (6), e agora segue para o Senado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após dias de intensas negociações, a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Reforma Tributária foi aprovada no plenário da Casa na noite desta quinta-feira (6). O texto agora vai a nova votação e depois ao Senado.

A proposta pretende reformar os principais impostos e contribuições sobre o consumo. A versão do texto aprovada foi apresentada horas antes da sessão deliberativa.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante votação da Reforma Tributária - Gabriela Biló - 6.jul.23 /Folhapress

Um pedido para que a votação fosse adiada chegou a ser apresentado. No entanto, o requerimento do PL —partido do ex-presidente Jair Bolsonaro— foi rejeitado por 357 a 133, e a votação pode ser feita nesta quinta. Apenas a sigla do ex-mandatário e o Novo orientaram a favor da prorrogação.

Após a Câmara rejeitar o adiamento, líderes parlamentares fizeram seus encaminhamentos. A votação começou em seguida.

Por se tratar de uma PEC, a matéria precisava do voto de pelo menos 308 deputados no plenário da Câmara para ser aprovada e seguir para o Senado.

No primeiro turno, o texto base foi aprovado por 382 a 118 (3 abstenções). No segundo turno, realizado pouco antes das 2h da madrugada, o texto teve 375 votos a favor, 113 contrários e 3 abstenções

Apesar da pressão pública de Bolsonaro e do pedido de adiamento da votação, o PL deu 20 votos favoráveis à aprovação da Reforma Tributária.

No PT, todos os 67 deputados votaram a favor da aprovação do texto. O PSOL também não deu nenhum voto contrário, embora três parlamentares tenham registrado abstenção —Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ) e Sâmia Bomfim (SP).

O Novo, que seguiu o PL na orientação de adiar a votação, deu um voto a favor —de Adriana Ventura (SP). Os outros dois deputados da sigla, Gilson Marques (SC) e Marcel van Hattem (RS), foram contra.

Já o Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deu apenas 3 votos contrários à Reforma Tributária. A grande maioria dos deputados (36) foram a favor.

Veja como deputados e partidos votaram em primeiro turno.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.