Descrição de chapéu The Wall Street Journal

Locatários e locadores enfrentam problemas após cerco a Airbnb nos EUA, diz jornal

Nova York tem limitado aluguel de curto prazo, relata Wall Street Journal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sorocaba (SP)

Milhares de anúncios do Airbnb na cidade de Nova York estão desaparecendo do mercado. Os proprietários estão removendo os anúncios em resposta a um prazo determinado pela cidade, e o Airbnb está bloqueando datas futuras para reservas, segundo reportagem do jornal americano Wall Street Journal.

A partir de 5 de setembro, a fiscalização deve ser intensificada.

Quem oferece um imóvel para alugar na Airbnb precisa cumprir requisitos como: não alugar um apartamento ou casa inteira, mesmo que seja o proprietário, não permitir mais do que dois hóspedes pagantes por vez, todos os hóspedes devem ter acesso desobstruído a todos os quartos e os anfitriões também devem estar presentes durante as estadias de curto prazo de seus hóspedes.

FILE PHOTO: Airbnb logo is seen displayed in this illustration taken, May 3, 2022. REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo ORG XMIT: FW1 - REUTERS

O Airbnb chamou as regras, que entraram em vigor no início deste ano, de "uma proibição de fato de aluguéis de curto prazo".

Segundo o jornal americano, muitos proprietários estão retirando os imóveis do mercado local e avaliando se conseguem viver em suas unidades sem a renda extra.

Além do Airbnb, plataformas como Vrbo e Booking.com estão incluídas na nova regra. Aqueles que ficarem em aluguéis de curto prazo não registrados não serão punidos, mas os anfitriões enfrentarão multas que variam de US$ 100 a US$ 5.000, dependendo da violação.

"A cidade está enviando uma mensagem clara a milhões de visitantes em potencial que agora terão menos opções de acomodação quando visitarem Nova York: você não é bem-vindo", diz Theo Yedinsky, diretor de política global do Airbnb, ao Wall Street Journal.

A plataforma de locação diz que não cancelará reservas com check-in antes de 1º de dezembro para mitigar os efeitos para anfitriões e hóspedes, embora o aumento da fiscalização a partir de 5 de setembro possa afetar essa decisão.

Os conselhos municipais de Dallas, Filadélfia e Nova Orleans aprovaram suas próprias restrições aos aluguéis de curto prazo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.