Descrição de chapéu Itália

Morre aos 80 anos Roberto Colaninno, dono da fabricante da Vespa

Empresário começou em autopeças e chegou a comprar Telecom Italia e presidir a Alitalia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Crispian Balmer
Roma | Reuters

Roberto Colaninno, presidente e CEO da fabricante de scooters Piaggio e um dos empresários mais conhecidos da Itália, morreu neste sábado, de acordo com sua empresa de investimentos IMMSI.

Ele completou 80 anos na semana passada. A causa da morte não foi divulgada.

Roberto Colaninno era dono da Piaggio, fabricante da Vespa - Alessandro Bianchi - 19.abr.2018 / Reuters

Colaninno foi uma figura central no cenário industrial da Itália, após recuperar uma série de empresas falidas e também deixar um legado corporativo.

Ele é famoso por sua aquisição alavancada de US$ 58 bilhões da Telecom Italia em 1999, a maior aquisição hostil do mundo na época.

Muitos investidores o aplaudiram por planejar o negócio, mas aliados ficaram desencantados com seus planos de cortar a montanha de dívidas que ele havia criado e o forçaram a vender o controle do grupo para a fabricante de pneus Pirelli apenas dois anos depois.

Enquanto a Telecom Italia lutava para se recuperar do fardo da dívida que drenou suas finanças por anos, Colaninno emergiu do negócio com uma fortuna própria, permitindo-lhe comprar a IMMSI, uma empresa imobiliária de telecomunicações que ele transformou em uma empresa de investimentos.

Em 2003, depois que seus esforços para adquirir a montadora Fiat foram rejeitados, ele voltou sua atenção para a Piaggio, fabricante da scooter Vespa, que passava por tempos difíceis.

Ele a tirou do precipício, expandindo rapidamente suas atividades na Ásia, especialmente Índia, China e Vietnã. Em julho, o grupo registrou resultados recordes no primeiro semestre.

Com a Piaggio retornando ao lucro, Colaninno procurou reviver outro ícone italiano em dificuldades, a companhia aérea nacional Alitalia, investindo pesadamente na empresa em 2008 e tornando-se presidente do conselho no processo

Homem fantasiado de Papai Noel anda de Vespa durante evento natalino em Turim, na Itália
Homem fantasiado de Papai Noel anda de Vespa durante evento natalino em Turim, na Itália - Marco Bertorello - 04.dez.2022 / Reuters

No entanto, como muitos antes dele, ele não conseguiu recuperar a empresa, que acabou encerrando suas operações. Ele foi levado a julgamento no ano passado, junto com outros 13 réus acusados de falência fraudulenta da companhia aérea. Ele negou irregularidades.

O caso ainda não chegou ao tribunal.

Da autopeças para a telecomunicações

Colaninno começou sua carreira na fabricante de autopeças Fiamm, depois se juntou a um dos gigantes dos negócios italianos, Carlo De Benedetti. Juntos, fundaram uma empresa financeira, a Sogefi, que comprou a Fiamm de seu proprietário britânico e a transformou em um dos fornecedores de autopeças de maior sucesso na Europa.

Posteriormente, De Benedetti pediu a Colaninno que assumisse o comando de sua empresa Olivetti em dificuldades. Colaninno abandonou a deficitária unidade de computadores da empresa e se concentrou no negócio de telefonia -- que posteriormente usou como veículo para lançar a oferta pela Telecom Italia.

Ele deixa dois filhos, Matteo e Michele, e sua esposa, Oretta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.