Viticultores franceses bloqueiam entrada de caminhões com vinho espanhol

Protesto ocorre em um contexto tenso devido à inflação e às más colheitas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Le Boulou (França) | AFP

Centenas de viticultores franceses bloquearam uma rodovia perto da fronteira com a Espanha, na última quinta-feira (19), para impedir a entrada de caminhões carregados com vinho espanhol em forma de protesto, em um contexto tenso devido à inflação e às más colheitas.

Na altura da comuna de Le Boulou, no sul da França, viticultores queimaram pneus e "controlaram" os caminhões provenientes da Espanha com vinho para importação.

Os manifestantes destruíram paletes carregados com garrafas de vinho e esvaziaram a cuba transportada por um caminhão, depois de queimarem uma carga de tomates.

Viticultores destroem garrafas de vinho num caminhão durante manifestação, que bloqueou estrada francesa em protesto contra as importações de vinho espanhol - LIONEL BONAVENTURE/AFP

Posteriormente, deixaram o local, confirmou a prefeitura do departamento dos Pirineus Orientais, que registrou a participação de 380 pessoas.

Frédéric Rouanet, presidente do sindicato de viticultores do departamento de Aude, vem denunciando há semanas um "coquetel explosivo" de fatores desfavoráveis, entre eles uma colheita ruim devido às más condições climáticas.

Além disso, o setor também denuncia o aumento dos custos de produção associados à inflação e os preços do vinho que não acompanham a tendência, já que as importações do produto estão diminuindo este valor.

Em 2022, a França importou mais de seis milhões de hectolitros de vinhos, de acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, com sede em Dijon (leste da França). Alguns vinhos, sobretudo tintos e rosés, registaram queda nas vendas.

No início de outubro, uma fábrica que engarrafa e comercializa vinhos foi incendiada em Aude. O incidente, que não deixou feridos, foi reivindicado pelo Comitê de Ação da Viticultura para manifestar sua rejeição às importações deste artigo.

Erramos: o texto foi alterado

A cidade de Dijon fica no leste da França, e não oeste, como afirmava versão anterior desse texto. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.