Pulseiras da amizade de Taylor Swift viram febre na 25 de Março e em lojas online

Lojas físicas e ecommerces tiveram aumento na procura de miçangas; 'É mais do que uma pulseira', diz fã

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São Paulo

"Não sei quem é Taylor Swift, só sei que estamos vendendo", afirma Francisca Otília, funcionária de uma loja de bijuterias na rua 25 de Março, na região central de São Paulo.

Desde o anúncio do show da cantora americana, aumentou a procura em lojas físicas e virtuais de peças para confeccionar as pulseiras da amizade ( friendship bracelets, em inglês; veja como fazer), que são trocadas entre fãs durante os shows, com referências de músicas e álbuns da artista.

Foto mostra mão de cor parda, sendo utilizada na confecção de pulseiras da amizade de Taylor Swift. São no total quatro pulseiras, todas com miçangas em formato de esfera das cores vermelha, amarela e roxa, de forma intercalada. As pulseiras ainda vem com escritos referentes as músicas da cantora Tyalor Swift, que são Love Story, Delicate, Anati-hero e Karma
Loja na ladeira Porto Geral, região da 25 de Março, que vende miçangas para fazer as pulseiras da amizade - Jardiel Carvalho - 17.nov.23/Folhapress

As lojas de bijuterias da região da 25 de Março identificaram aumento de vendas desde novembro de itens como miçangas lisas, pedrinhas com letras e fios de silicone de 0.8 mm. A loja Charme, por exemplo, separou uma prateleira desses itens só para esse público.

Maria Cláudia, 26, começou uma semana antes seus preparativos para a apresentação da cantora em São Paulo, na próxima sexta (24), e se diz ansiosa para trocar os braceletes com outros fãs.

"É uma experiência bacana, torna o show diferente de outros e acaba aproximando o pessoal, porque é mais do que uma pulseira. Não é só você e seus amigos, é você e todo mundo que está ali", disse.

A moda das pulseiras da loirinha, apelido carinhoso dado pelos fãs de Taylor Swift, começou em 2009, durante a turnê do álbum "Fearless" e chamou atenção da própria cantora, que referenciou o fenômeno na música "You're On Your Own, Kid" de 2022.

A vendedora da Maniago Bijoux Francineide Batista diz que, na última semana, muitos fãs foram até a loja com os braços cobertos de pulseiras.

"Eles vêm, ficam falando do show e como cada cor de pedra representa um álbum diferente da menina [Taylor Swift], mas no fim a gente continua sem entender nada mesmo", disse ela, em tom de brincadeira.

A procura também aumentou no ecommerce. A Amazon registrou alta de 60% em vendas de miçangas com letras, lisas e kits em novembro na comparação com outubro deste ano.

Na Shopee, o aumento foi de cerca de 120% para miçangas e de 190% para os braceletes da amizade que já são vendidos prontos.

Já o Mercado Livre informou que o crescimento foi de 74% nas buscas por "miçanga" em outubro e novembro de 2023 em comparação com os mesmos meses de 2022.

O Rio de Janeiro é a primeira parada do The Eras Tour no Brasil, com shows entre esta sexta-feira (17) e domingo (19) no estádio Engenhão. A estadia da artista deve gerar R$ 158 milhões para a capital carioca entre venda de ingressos e gastos dos fãs, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico.

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