Tesla anuncia recall de 2,2 milhões de carros, quase todos os já vendidos pela marca

Comunicado diz respeito à correção no sistema de alerta sobre freios e sistema de estacionamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A fabricante de carros elétricos de Elon Musk, Tesla, anunciou um recall que pode atingir quase todos os carros vendidos pela companhia nos Estados Unidos. O chamado inclui os modelos Cybertruck 2024, Model 3 (de 2017 a 2023), Model S (2012 a 2023), Model X (2016 a 2024) e Model Y (2019 a 2024).

No total, o chamado tem escopo de 2.193.869 veículos, de acordo com o documento publicado pela NHTSA (agência americana responsável por segurança no trânsito) na quinta-feira (1º).

Veículo da Tesla coberto de gelo, estacionado ao lado de estação de recarga, em Chicago (EUA)
Veículo da Tesla coberto de gelo, estacionado ao lado de estação de recarga, em Chicago (EUA) - Kevin Dietsch/Getty Images via AFP

O recall diz respeito à correção do tamanho da fonte usada em luzes de alerta dos sistemas de freio e auxílio à manobra, atualmente inadequado segundo os padrões da agência reguladora.

"Esse erro pode dificultar a leitura de informação crucial de segurança", alerta o comunicado.

A Tesla terá de fazer as adequações necessárias sem cobrar pelo serviço. Proprietários dos veículos citados devem receber mensagens da empresa até o próximo dia 30 de março.

A NHTSA deu cinco dias, contados a partir de quinta, para a companhia entregar um primeiro rascunho do comunicado à agência.

Esse é o segundo recall de grande escala da empresa em menos de dois meses. Em 13 de dezembro, a empresa anunciou uma atualização de urgência no sistema de piloto automático de seus carros para evitar uso indevido da tecnologia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.