Descrição de chapéu Folhajus petrobras

Turma do STF forma maioria para livrar Petrobras de condenação trabalhista bilionária

Três ministros rejeitaram recurso apresentado por sindicatos contra decisão que havia anulado condenação pelo TST

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ricardo Brito
Brasília | Reuters

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou nesta terça-feira (27) maioria para manter decisão que livra a Petrobras de uma condenação bilionária trabalhista, o que pode encaminhar o processo para uma sentença definitiva, na visão de representante da estatal.

Três ministros rejeitaram um novo recurso apresentado por sindicatos contra decisão da própria corte que havia anulado a condenação à Petrobras pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Em julgamento no plenário virtual, o ministro Flávio Dino, empossado semana passada no STF, deu o terceiro voto para acompanhar os votos do relator, Alexandre de Moraes, e da colega Cármen Lúcia, para rejeitar o recurso.

Logo da Petrobras - Sergio Moraes/Reuters

No voto, o relator disse que os recorrentes queriam rediscutir a matéria de fundo, o que não cabia no tipo de recurso apresentado. Ele votou para aplicar multa a quem recorreu por entender que o pedido é meramente protelatório.

Após a formação da maioria pelo colegiado do STF, o advogado da Petrobras, Gustavo Caputo, disse à Reuters que a expectativa é que a causa finalmente seja encerrada.

"A tendência é essa, mas é preciso aguardar o encerramento da votação. Ainda faltam dois ministros para votar [Fux e Zanin]", afirmou ele, que é sócio do escritório Caputo, Bastos e Serra Advogados.

O julgamento virtual será encerrado na sexta-feira (1º).

Em 2018, o TST condenou a Petrobras e deu ganho de causa aos funcionários em uma ação com impacto de R$ 17 bilhões para a companhia. A causa está relacionada à Remuneração Mínima de Nível e Regime (RMNR), uma rubrica que diz respeito a regimes especiais de trabalho, como adicional noturno e periculosidade.

Posteriormente, o Supremo reverteu a condenação em uma série de decisões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.