Especialistas indicam 9 livros fundamentais para empreendedores

Biografias e obras sobre modelos de negócio estão entre sugestões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Prateleiras de livros
Prateleiras de livros - Jardiel Carvalho/Folhapress
 
São Paulo

Começar uma nova empresa não é das tarefas mais fáceis. Aspirantes a empreendedores não precisam só de uma boa ideia: é necessário também comprometimento, gestão apropriada e disciplina para fazer o negócio vingar. Abaixo, professores, empreendedores e especialistas na área dão indicações de obras literárias que podem ajudar no início da empreitada.

A MARCA DA VITÓRIA
Phil Knight, ed. Sextante, R$ 49,90, 384 págs. Disponível em ebook por R$ 29,99  
“Livro que ajuda muito quem está empreendendo a se lembrar de que mesmo as maiores histórias empresariais de sucesso são cheias de desafios e percalços. Phil Knight, fundador da Nike, não foi exceção a essa regra e passou por vários momentos dificílimos na sua jornada empreendedora”, avalia Francisco Homem de Mello, fundador da plataforma de gestão e desempenho Qulture.Rocks e autor de “The 3G Way: Dream, People and Culture”, que retrata a cultura empresarial criada por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.
 

ELON MUSK
Ashlee Vance, ed. Intrínseca, R$ 49,90, 416 págs., ou R$ 34,90 (ebook)
“Essa biografia sobre Musk, fundador de Paypal, Tesla e SpaceX (entre outras empresas), mostra um pouco mais sobre a história da SpaceX, que foi criada com uma parte importante do dinheiro de Musk e que quase quebrou antes de o primeiro foguete ir, com sucesso, para o espaço. A resiliência mental de Musk é de outro mundo”, afirma Francisco Homem de Mello.
 

O PODER DO HÁBITO
Charles Duhigg, ed. Objetiva, R$ 59,90, 408 págs. Também disponível em ebook por R$ 29,90 
“De uma forma instigante, o autor revela que quase 50% das decisões que tomamos diariamente são, de fato, hábitos, uma espécie de decisão no piloto automático. Uma empresa de sucesso precisa cultivar os hábitos construtivos. O livro mostra como funciona esse mecanismo e como transformá-lo quando não estiver adequado”, afirma Tirso de Salles Meirelles, presidente do Sebrae-SP.

MINHA VIDA, MINHA OBRA
Henry Ford, ed. Lebooks, R$ 9,90 (ebook) 
“O livro é a autobiografia de Henry Ford, autor da frase que deve ser o mantra de todo empreendedor: ‘O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar com mais inteligência’. Ford é um dos empreendedores de maior criatividade e poder de realização, com seu olhar focado nas necessidades dos consumidores e sua paixão pela inovação e tecnologia”, diz Tirso de Salles Meirelles, do Sebrae-SP.

STARTUP: MANUAL DO EMPREENDEDOR
Steve Blank e Bob Dorf, ed. Alta Books, R$ 108,90, 572 págs. Disponível em ebook por R$ 87,12
“É uma obra abrangente, que introduz a metodologia de desenvolvimento do cliente e apresenta um guia sobre como startups identificam e validam suas ideias a partir de necessidades reais das pessoas. O livro ressalta a importância de ‘sair da sala’ e ir a campo para compreender o processo de geração de valor com o objetivo de desenvolver produtos e serviços que os clientes realmente queiram”, diz Marcus Salusse, professor e coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV.

BUSINESS MODEL GENERATION: INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS
Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, ed. Elsevier/Alta Books, R$ 109, 300 págs. 
“É um livro agradável, que explora inúmeros tipos de modelos de negócio, além de conceitos de estratégia  em geral. A obra, que se tornou um clássico da área, permite que empreendedores iniciais e mesmo os estabelecidos possam analisar o seu modelo de negócio e identificar formas de inovar”, avalia Marcus Saluse, da FGV.

AS UPSTARTS: COMO A UBER, O AIRBNB E AS KILLER COMPANIES DO NOVO VALE DO SILÍCIO ESTÃO MUDANDO O MUNDO
Brad Stone, ed. Intrínseca, R$ 54,90, 354 págs. Também está disponível em formato ebook por R$ 11,37
“Criar uma startup é muito diferente de fundar um negócio tradicional, por mais inovador que esse negócio tradicional seja. Por isso este livro é leitura obrigatória para qualquer empreendedor de startup. É ainda mais indicado para aqueles que não têm formação em tecnologia, assim como os empreendedores iniciais de Uber e Airbnb”, recomenda Marcelo Nakagawa, professor de empreendedorismo e inovação do Insper.

O LADO DIFÍCIL DAS SITUAÇÕES DIFÍCEIS: COMO CONSTRUIR UM NEGÓCIO QUANDO NÃO EXISTEM RESPOSTAS PRONTAS
Ben Horowitz, ed. WMF Martins Fontes, R$ 44,90, 312 págs. Também disponível em ebook por R$ 25,11
“Boa parte dos livros de empreendedorismo fantasiam o sonho grande como um conto de fadas. Horowitz narra a sua própria trajetória, falando mais de burradas, feridas, tombos, perdas e noites em que acordava suando e assustado”, diz Marcelo Nakagawa, do Insper.

A STARTUP ENXUTA
Eric Ries, ed. Leya Casa da Palavra, R$ 39,90, 288 págs. Também disponível em ebook por R$ 13,99
“É um bom livro para quem está começando nesse universo, seja um empreendedor ou até um colaborador. A obra é uma espécie de manual, ideal para compreender os processos de uma startup”, afirma Renata Zanuto, responsável pelo relacionamento com startups do centro de empreendedorismo tecnológico Cubo Itaú, em São Paulo.
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.