Descrição de chapéu Venezuela

Trump afirma que enviar militares à Venezuela 'é uma opção'

Em entrevista a TV americana, presidente diz ter recusado pedidos de reunião com Maduro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou em entrevista à rede CBS neste domingo (3) que enviar tropas militares à Venezuela é "uma opção" e que ele recusou pedidos do chefe de Estado do país, Nicolás Maduro, para uma reunião.

"Certamente é algo que está... É uma opção", disse Trump sobre o envio de tropas em entrevista ao programa Face the Nation. "Bem, ele [Maduro] requisitou uma reunião e eu recusei, porque já estamos muito longe no processo".

trump
O presidente dos EUA, Donald Trump, durante coletiva de imprensa na Casa Branca - Kevin Lamarque/File Photo/Reuters

Outros líderes de países ocidentais têm pressionado o governo Maduro na direção do afastamento do ditador. Também neste domingo a ministra de Assuntos Europeus da França, Nathalie Loiseau, afirmou que o país reconhecerá Juan Guaidó como presidente a menos que Maduro mostre-se ainda hoje aberto a convocar eleições presidenciais.

Seis países da União Europeia —além da França, Alemanha, Espanha, Holanda, Portugal e Reino Unido— haviam dado um ultimato para que Maduro convocasse uma eleição presidencial, com prazo que expira neste domingo. O chefe de Estado venezuelano voltou a propor eleições legislativas antecipadas em resposta a essa pressão, mas não cedeu quando ao pleito para a Presidência.

Em 23 de janeiro, Guaidó, presidente da Assembleia Nacional, proclamou-se presidente interino da Venezuela e obteve apoio de países como Estados Unidos, Brasil, Colômbia e, nesta semana, do Parlamento Europeu.

No sábado (2), Francisco Estéban Yánez Rodríguez tornou-se o primeiro general da ativa do país a reconhecer publicamente Guaidó como presidente venezuelano, exortando outros militares a desertarem de Maduro. No mesmo dia, dezenas de milhares de venezuelanos contrários ao regime de Maduro protestaram em Caracas e em outras cidades do país.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.