Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

'Vão procurar sua turma', diz Heleno sobre críticas de europeus a política ambiental de Bolsonaro

Merkel e Macron reclamaram de posição do governo brasileiro sobre tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Osaka

Integrante da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para o G20, o ministro Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) disse que ninguém tem moral para criticar a política ambiental do Brasil. 

"A política de meio ambiente é totalmente injusta ao Brasil. O Brasil é um dos países que mais preserva meio ambiente no mundo. Quem tem moral para falar da preservação de meio ambiente do Brasil? Estes países que criticam? Vão procurar a sua turma", disse o ministro em Osaka, à véspera do início do encontro que reúne líderes das 20 maiores economias. 

O presidente Jair Bolsonaro desembarca no Japão nesta quinta (27) para o encontro do G20
O presidente Jair Bolsonaro desembarca no Japão nesta quinta (27) para o encontro do G20 - Charly Triballeau/AFP

Heleno disse ainda “não ter nenhuma dúvida” de que o pedido para que o Brasil preserve o ambiente é uma estratégia para que outros países possam explorá-lo no futuro.

"Eu não tenho nenhuma dúvida. Estratégia de preservar o meio ambiente do Brasil para mais tarde explorarem. Está cheio de ONG por trás deles, ONG sabidamente a serviço de governos estrangeiros. Vocês têm que ler mais um pouco sobre isso, viu? Vocês estão muito mal informados", disse a jornalistas na porta do hotel em que a comitiva de Bolsonaro está hospedada. 

O debate ambiental estará presente no encontro do G20, que começa nesta sexta (28).

Líderes europeus como o presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, questionaram posicionamentos do Brasil. 

Macron disse que pode se recusar a assinar um acordo entre a União Europeia e o Mercosul se o governo Bolsonaro deixar o acordo de Paris, que traz uma série de medidas contra a mudança climática. 

Questionado sobre o acordo, Heleno disse que "isso já foi dito". "Pode ou não [sair do acordo], se for perguntado. Não está na pauta do G20 isso."

O acordo comercial entre os blocos latino-americano e europeu está em discussão neste momento em Bruxelas, para onde viajou o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo.

Merkel disse estar muito preocupada com a preservação da Amazônia e que aproveitaria o G20 para “ter uma conversa clara” com Bolsonaro.

Ao chegar ao Japão, o presidente disse que não aceitará advertências de outros países após ser questionado sobre a declaração da chanceler alemã.

"Eles [alemães] têm a aprender muito conosco. O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores que vieram aqui para serem advertidos por outros países. Não, a situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos tratamento como no passado, de alguns casos de chefes de estado que estiveram aqui", disse, sem citar a quem se referia. 

Heleno diz que a política ambiental não vai mudar, mas que o país tem que buscar uma postura em que “nós possamos aproveitar as nossas riquezas sem prejudicar o meio ambiente". "É o famoso desenvolvimento sustentável.”

“O que não pode é país dar palpite sobre o Brasil. A gente não dá palpite em ninguém, por que a gente não dá palpite no meio ambiente da Alemanha? Quais são as florestas que o europeu preservou? Veja que tinha de floresta no início do século e o que tem hoje. Veja o que o Brasil tinha de floresta e tem hoje”, disse.

O ministro questionou a existência de ONGs que atuam na área e, questionado se o governo pretende controlá-las, disse que é muito difícil. “É muito difícil. Agora, que tem de limitar a atuação dessas ONGs, tem.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.