Descrição de chapéu Governo Trump

Biden apoia abertamente impeachment de Trump pela primeira vez

Pré-candidato democrata afirmou que presidente obstruiu a Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rochester (New Hampshire) | Reuters

O principal pré-candidato do Partido Democrata, Joe Biden, pediu o impeachment do presidente Donald Trump pela primeira vez nesta quarta-feira (9). 

Durante um evento de campanha, Biden afirmou que o mandatário havia "traído a nação". 

"Para preservar a nossa Constituição, nossa democracia e nossa integridade, ele deve ser impichado", disse a uma plateia de apoiadores em New Hampshire. 

O pré-candidato democrata e ex-vice-presidente Joe Biden discursa em evento de campanha em Rochester, New Hampshire
O pré-candidato democrata e ex-vice-presidente Joe Biden discursa em evento de campanha em Rochester, New Hampshire - Mary Schwalm/Reuters

Na terça-feira (8), a Casa Branca emitiu um comunicado no qual declarou que não iria atender aos pedidos e intimações da Câmara dos Deputados, que atualmente conduz um inquérito sobre as ações do presidente envolvendo a Ucrânia.

"Ao obstruir a Justiça, recusando-se a atender a pedidos do inquérito do Congresso, ele condenou a si mesmo", afirmou o democrata. 

O Departamento de Estado já havia se recusado a fornecer documentos aos deputados e barrado funcionários de depor perante os comitês da Câmara. 

A investigação do impeachment tem como foco alegações feitas por um informante anônimo de que Trump reteve uma ajuda militar de quase US$ 400 milhões (R$ 1,6 bilhão) para pressionar o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, a investigar Joe Biden e seu filho Hunter, que fazia parte do conselho de uma empresa de gás ucraniana. 

O gesto foi visto pelos democratas, que são maioria na Câmara, como um pedido de interferência na eleição americana de 2020 —Trump teria usado a Presidência para prejudicar seu principal rival político. 

Até o momento, Biden vinha evitando apoiar abertamente o impeachment. No final de semana, ele publicou um artigo na imprensa americana afirmando que "deixaria o Congresso fazer o trabalho dele", sem se posicionar sobre o processo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.