Descrição de chapéu Retrospectiva da década

10 sustos da década

Em dez anos, um papa renunciou, um candidato a presidente foi esfaqueado e o Reino Unido decidiu sair da União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O fim de 2020 marca, também, o encerramento de uma década marcada por agitações políticas, sociais e culturais. Das ruas cheias da Primavera Árabe, em 2011, às metrópoles mundiais vazias em função da pandemia, em 2020, o mundo viveu dez anos de intensa transformação.

Para relembrar as tragédias, os momentos inspiradores e as imagens que entrarão para a história, a Folha preparou dez listas com os principais acontecimentos dos anos 10, além de um especial que explica como essa década mudou as nossas vidas.

1 Renúncia de Bento 16

O papa emérito Bento 16 e o papa Francisco durante um encontro de cardeais no Vaticano - 28.nov.2020/Vatican Media/via Reuters

Pela primeira vez desde 1415, um papa renunciou. Bento 16 anunciou que deixaria o posto máximo da Igreja Católica em 11 de fevereiro de 2013, devido à saúde frágil. A decisão levou à escolha do primeiro papa latino-americano, o argentino Francisco.

2 Morte de Cristiano Araújo

O cantor sertanejo Cristiano Araújo, que faleceu em um acidente de carro em Goiás - Reprodução/Facebook

Um acidente de carro em uma estrada de Goiás causou a morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo e da namorada, Allana de Moraes, em 24 de junho de 2015. O desastre gerou comoção entre os milhões de fãs e surpresa a quem nunca havia ouvido falar dele. O caso virou símbolo da desconexão entre a elite cultural no Brasil e as camadas mais populares.

3 PF encontra dinheiro no apartamento de Geddel

O ex-ministro Geddel Vieira de Lima guardava dinheiro em malas e caixas em um apartamento em Salvador (BA) - 5.set.2017/Polícia Federal/AFP

Uma operação da Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões dentro de malas em um apartamento em Salvador usado pelo ex-ministro da Integração Geddel Vieira Lima, em 5 de setembro de 2017. A imagem chocou o país e virou ícone da Lava Jato. O STF condenou Geddel a 14 anos e 10 meses de prisão por lavagem de dinheiro e associação criminosa.

4 Reino Unido aprova o brexit

Manifestantes protestam do lado de fora do Parlamento britânico em meio às discussões do Brexit - 12.dez.2018/Daniel Leal-Olivas/AFP

Em referendo, o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia, em 23 de junho de 2016. O resultado surpreendente, contrariando todas as pesquisas e os palpites de analistas, levou à renúncia do primeiro-ministro David Cameron, que trabalhou contra a proposta. O período de transição para a saída definitiva do bloco, que envolve questões econômicas e até de fronteira com a Irlanda, encerra-se em 31 de dezembro.

5 Facada em Bolsonaro

0
O presidente Jair Bolsonaro no momento em que foi esfaqueado durante um ato da campanha eleitoral de 2018 em frente à Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG) - 06.set.2018/Raysa Leite/Folhapress

Durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), o então candidato Jair Bolsonaro sofreu um golpe de faca no abdômen enquanto estava cercado por uma multidão de apoiadores, em 6 de setembro de 2018. O autor do atentado, Adélio Bispo de Oliveira, disse ter agido por ordem divina, foi considerado inimputável pela Justiça Federal no ano seguinte e internado em uma penitenciária de segurança máxima.

6 Crise da água em SP

Represa do Sistema Cantareira em Joanopolis (SP), em meio aos baixos níveis de água em 2014 - 15.dez.2014/Danilo Verpa/Folhapress

A seca na região Sudeste e os problemas de infraestrutura hídrica levaram o estado de São Paulo a passar por uma crise de abastecimento de água a partir de fevereiro de 2014. A Sabesp, responsável pela distribuição, tomou diversas medidas para incentivar a redução do consumo de água. No momento mais crítico, em 24 de outubro de 2014, o nível da água no sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas, chegou a 2,9%.

7 A carta de Temer

Michel Temer (esq.) e Dilma Rousseff (dir.) em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, 13 dias antes da carta do emedebista vir à público, em 2015 - 24.nov.2015/Ueslei Marcelino/Reuters

"Verba volant, scripta manent." A frase em latim que significa "as palavras voam, a escrita se mantém" entrou para a história em 7 de dezembro de 2015, quando o então vice-presidente Michel Temer enviou uma carta para Dilma Rousseff queixando-se de ser "decorativo". O texto deu início ao processo de afastamento entre Temer e Dilma, que levaria ao impeachment da petista.

8 Trump e Bolsonaro são eleitos

Encontro entre o presidente Jair Bolsonaro com o presidente americano Donald Trump, em março, na Flórida - 7.mar.2020/Jim Watson/AFP

Embora as pesquisas indicassem a vitória da democrata Hillary Clinton, o empresário e apresentador de TV Donald Trump foi eleito presidente dos EUA em 8 de novembro de 2016. A onda de populistas de direita chegaria ao Brasil dois anos depois, com a vitória de Jair Bolsonaro, candidato com pouco tempo de TV e sem o apoio de grandes partidos, nas eleições presidenciais de 28 de outubro.

9 Lava Jato prende maiores empreiteiros do país

O empresário Marcelo Odebrecht (à dir.) deixa o IML (Instituto Médico Legal) de Curitiba, no Paraná, após realização de exame de corpo delito durante a 14ª fase da Operação Lava Jato - Paulo Lisboa/Folhapres

Os então presidentes do grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, duas das maiores empreiteiras do país, foram presos pela Lava Jato em 19 de junho de 2015, junto com outros executivos. A operação marcou o avanço das investigações sobre a atuação de diversas construtoras, atingindo também as empresas Camargo Corrêa, OAS, UTC, Engevix, Mendes Júnior e Queiroz Galvão.

10 Fogo atinge o Museu Nacional

Bombeiros tentam conter incêndio de grandes proporções no Museu Nacional, no Rio de Janeiro - Ricardo Moraes/Reuters

O incêndio de grandes proporções consumiu parte do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 2 de setembro de 2018. O fogo foi causado por um curto-circuito no ar condicionado, atingiu os três andares do edifício e causou o desabamento do teto do museu. Grande parte da coleção do prédio histórico foi perdida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.