Descrição de chapéu Partido Republicano

Partido Republicano ameaça deixar de participar de debates presidenciais nos EUA

Legenda se diz preocupada quanto à capacidade de comissão realizar embate justo e imparcial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters

O Partido Republicano dos EUA disse nesta quinta-feira (13) que seus futuros candidatos podem não participar de eventos organizados pela Comissão de Debates Presidenciais (CDP) devido a preocupações sobre equidade, o que quebraria uma tradição de décadas.

Em carta ao grupo sem fins lucrativos que organiza os eventos desde 1988, a presidente do Comitê Nacional Republicano, Ronna McDaniel, explicou que o partido considera mudar as regras de participação em debates em razão de preocupações sobre "se o CDP pode fornecer um fórum justo e imparcial".

Debate realizado entre o então presidente Donald Trump e o candidato democrata à Presidência, Joe Biden
Debate realizado entre o então presidente Donald Trump e o candidato democrata à Presidência, Joe Biden - Jim Watson - 22.out.20/AFP

​McDaniel acrescentou que a legenda tentaria ajudar futuros indicados à Presidência a participar de debates organizados de forma mais justa. A mensagem não esclarece, porém, que formato esses embates teriam ou se ocorreriam tão frequentemente como tem sido promovido nas últimas décadas.

A mudança nas regras republicanas pode ser oficializada numa reunião em fevereiro, em Salt Lake City.

Antes da fundação do CDP, em 1987, os partidos negociavam diretamente os termos de cada debate. Esse sistema é parecido com o que é adotado no Brasil, no qual a direção das campanhas acerta as regras com cada interessado em organizar um encontro —que precisa seguir algumas determinações da lei eleitoral.

O desembarque iminente dos republicanos desse acordo se dá em meio ao aprofundamento das divisões nos EUA. Cientistas políticos ressaltam que a possibilidade de assistir a menos debates deixaria americanos com menos informações sobre os aspirantes a presidente sem o filtro das campanhas.

Ao mesmo tempo, o partido há tempos acusa a comissão, fundada para regulamentar os debates como parte permanente das eleições gerais, de ser parcial a favor de candidatos democratas. Os correligionários do ex-presidente Donald Trump também se preocupam com o fato de o primeiro debate da CDP no pleito de 2024 poder ser promovido depois do início da votação antecipada, como ocorreu em 2020.

No ano passado, McDaniel e outras autoridades do Partido Republicano pediram à comissão que fizesse mudanças na condução dos debates. A presidente disse que a legenda também queria um limite ao período em que diretores permanecem no colegiado.

Na eleição de 2020, Trump se recusou a participar de um debate virtual quando a pandemia de Covid-19 levou a restrições para a realização de um embate presencial. O primeiro encontro entre ele e Biden foi marcado por caos, com interrupções, xingamentos e gritaria dos dois candidatos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.