Descrição de chapéu Rússia Belarus

Rússia cerca Ucrânia com manobras militares na véspera de negociação

País agora tem tropas se movimentando em três lados da fronteira do vizinho, que nega querer invadir

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na véspera de uma reunião com Ucrânia, Alemanha e França para buscar uma saída para o conflito com Kiev, a Rússia anunciou uma nova rodada de manobras militares que ameaçam fronteiras de seu vizinho.

Assim, haverá de forma concomitante três exercícios com tropas e aviões ocorrendo em flancos distintos da Ucrânia, reforçando o lembrete do presidente russo, Vladimir Putin, acerca do que ele poderia fazer para impor sua vontade de deixar Kiev fora das estruturas militares do Ocidente.

Fotos de satélite mostram tanques e tropas de artilharia em Voronej (Rússia) não muito longe da Ucrânia
Fotos de satélite mostram tanques e tropas de artilharia em Voronej (Rússia) não muito longe da Ucrânia - Maxar Technologies - 15.jan.2022/ AFP

Putin busca uma solução para a guerra civil iniciada em 2014, quando um golpe tirou o governo pró-Kremlin do poder e levou a Rússia a anexar a Crimeia e a fomentar o conflito no Donbass, no leste do país.

Cerca de 14 mil pessoas já morreram, e o caráter inconcluso da questão escamoteia o interesse agora deixado claro por Moscou: evitar que tropas da Otan se aproximem ainda mais de sua fronteira —hoje, isso ocorre na ínfima faixa entre a Rússia e os três Estados Bálticos, todos ex-repúblicas soviéticas admitidas em 2004 na aliança militar ocidental.

A reunião que ocorrerá em Paris vai reeditar o formato que desenhou os dois acordos de cessar-fogo do Donbass, em Minsk, na Belarus, em 2014 e 2015. Por eles, haveria autonomia aos secessionistas no leste, mas controle de Kiev. A elite ucraniana por fim não topou os termos.

O encontro será em nível diplomático. O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que falará ao telefone com Putin na sexta (28) para "esclarecer" as intenções russas.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo disse que 6.000 soldados e 60 aviões foram posicionados para exercícios de ataque a longa distância na Crimeia e ao longo da fronteira oeste com a Ucrânia. Já estão em curso ações conjuntas com a aliada Belarus, ao norte de Kiev.

Uma olhada no mapa explicita a questão, com as forças russas cercando toda a porção leste da Ucrânia. No caso das aeronaves, chama a atenção o uso de caças-bombardeiros táticos Su-34, um avião especializado em ataques a solo sob condições hostis, algo que já foi visto em ação na Síria.

Haverá também exercícios com tiro real na Crimeia, com tanques modernizados T-72B3 da Frota do Mar Negro. Ao todo, estão mobilizados de 100 mil a 175 mil militares em diversas regiões com acesso à Ucrânia, um processo que começou em novembro. Putin nega que planeje uma invasão, total ou parcial, apesar dos sinais e das advertências ocidentais. A Otan, que só defenderia automaticamente a Ucrânia se ela fosse um membro efetivo do clube, reforçou posições de forma simbólica.

Já o presidente americano, Joe Biden, teve de explicar que a mobilização de 8.500 soldados para eventual envio à Europa não inclui planos de colocá-los na Ucrânia, como de resto seria óbvio. Mas o burburinho que já afeta o mercado financeiro demandou um esclarecimento por parte da Casa Branca.

De olho em um efeito colateral econômico —a dúvida acerca do fornecimento de gás russo para a Europa, onde 40% do consumido vem do país de Putin—, os EUA também pediram que o Kremlin não usasse o produto "como uma arma". Além disso, prometeram ajudar os europeus a encontrar fontes alternativas de gás e de petróleo caso o líder russo feche as torneiras na eventualidade de uma guerra.

Os EUA deverão enviar a Moscou respostas por escrito às demandas russas, que incluem controle de armamentos e verificação de exercícios militares mútuos. Sob Donald Trump, Washington deixou 2 dos 3 tratados de contenção de armas nucleares em vigor com a Rússia, elevando suspeitas no Kremlin.

Nesta terça, um avião com produtos militares americanos desembarcou em Kiev, parte de um pacote de ajuda de US$ 200 milhões ofertado pelos EUA ao governo, com mísseis antitanque Javelin à sua frente.

Na Ucrânia, com informes de que novas embaixadas de países da Otan, como o Canadá, seguiram os EUA e pediram para as famílias dos seus funcionários deixarem Kiev, o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, chamou cadeia nacional de rádio e TV para dizer que o movimento não significa guerra iminente.

"Não há ilusões infantis, as coisas não são simples, mas há esperança", disse.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.