Descrição de chapéu talibã Ásia

Líder supremo do Afeganistão aparece em público pela 2ª vez em seis anos

Hibatullah Akhundzada elogiou segurança no país sob o Talibã, mesmo com diversos atentados recentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Kandahar (Afeganistão) | AFP

O líder supremo do Afeganistão apareceu em público neste domingo (1º) pela segunda vez em seis anos e disse aos fiéis que celebram o Eid al Fitr —a quebra do jejum e feriado que marca o fim do Ramadã— que o Talibã trouxe segurança e liberdade ao país desde que tomou o poder, no ano passado.

"Parabéns pela vitória, liberdade e sucesso", disse Hibatullah Akhundzada aos milhares de fiéis reunidos na mesquita de Eidgah, em Kandahar, reduto do Talibã. "Parabéns pela segurança e pelo sistema islâmico."

O líder supremo do Talibã, Hibatullah Akhundzada, em foto divulgada em 2016 - Talibã via AFP

Embora o número de ataques tenha diminuído desde que Cabul foi retomada pelo Talibã, em agosto, os atentados aumentaram nas últimas duas semanas, alguns deles reivindicados pelo Estado Islâmico (EI).

Esta foi a segunda aparição pública conhecida de Akhundzada desde que assumiu a liderança do Talibã, em 2016. A outra vez foi em outubro, também em Kandahar. Autoridades do Talibã não permitiram que jornalistas se aproximassem do líder supremo, segundo o correspondente da agência de notícias AFP no local. Dois helicópteros sobrevoaram a mesquita durante a cerimônia, que durou cerca de duas horas.

O perfil reservado provocou dúvida sobre seu papel no governo Talibã, e houve até especulações sobre sua morte. Acredita-se que ele viva ou passe a maior parte de seu tempo em Kandahar.

Em uma mensagem divulgada na sexta (29), pouco antes do feriado, Akhundzada pediu à comunidade internacional que reconheça o governo Talibã. Ele disse que o restabelecimento das relações diplomáticas ajudaria a resolver problemas do país. Até agora, nenhum país reconheceu formalmente o novo regime.

Na mensagem, ele também não comentou os ataques sangrentos ocorridos no país durante o Ramadã.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.