EUA reavaliam relação com Arábia Saudita após Opep+ definir corte na produção de petróleo

Casa Branca e senadores democratas acusam regime do Oriente Médio de alinhamento com Rússia na Guerra da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters e AFP

Duramente criticado há três meses por visitar a Arábia Saudita, o presidente dos EUA, Joe Biden, agora dá sinais de que a relação com o país do Oriente Médio pode estar em xeque. A Casa Branca informou nesta terça-feira (11) que Washington deve rever o relacionamento com Riad, sem estabelecer data para isso.

O motivo é o corte na produção de petróleo anunciado pela Opep+ na semana passada, de forma a estimular os preços do produto. A notícia criou o temor de que um potencial aumento no preço do combustível nos EUA possa prejudicar os democratas nas midterms, as eleições de meio de mandato marcadas para novembro.

Joe Biden, presidente dos EUA, e Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro da Arábia Saudita, durante encontro em Jidá - Mandel Ngan/Pool - 16.jul.22/Reuters

Biden já tem sido alvo de pressão de correligionários. O senador Bob Menendez, presidente da Comissão de Relações Exteriores, defendeu nesta segunda-feira (10) que as relações com a Arábia Saudita sejam congeladas, incluindo a venda de armas, e acusou Riad de cooperar com a Rússia de Vladimir Putin.

Moscou também integra a Opep+ e, em meio à Guerra da Ucrânia, tem sido alvo de acusações de promover uma guerra energética contra a Europa ao reduzir o volume de gás natural exportado por meio do gasoduto Nord Stream 1.

"Como presidente da Comissão de Relações Exteriores, não darei luz verde para nenhuma cooperação com Riad até que os sauditas reavaliem sua posição a respeito da guerra", disse Menendez.

No mesmo sentido, o senador democrata Richard Durbin, disse à rede americana CNN que a Arábia Saudita "claramente queria que a Rússia vencesse a guerra". "Vamos ser muito sinceros sobre isso: são Putin e Arábia Saudita contra os EUA", afirmou. Antes, a Casa Branca chamou a decisão do corte de míope.

"O presidente deixou muito claro que essa é uma relação que estamos dispostos a revisar", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby. Segundo ele, Biden planeja começar conversas com o Congresso para rever o grau de relação bilateral.

Veteranos da política externa têm alertado contra o que caracterizam como ações drásticas. O ex-embaixador dos EUA em Israel Martin Indyk, hoje membro do Conselho de Relações Exteriores, disse que o país deveria buscar um novo pacto estratégico com a Arábia Saudita, não um divórcio.

"Precisamos de uma liderança saudita mais responsável quando se trata de produção de petróleo, mas eles precisam de um entendimento mais confiável sobre segurança nos EUA para lidar com as ameaças que enfrentam; os dois devem dar um passo atrás", disse ao jornal The New York Times.

O anúncio de corte de produção da Opep+ —formada pelos 13 membros da tradicional Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) mais outros dez sócios liderados pela Rússia— foi visto como um balde de água fria para a política diplomática de Biden.

Em julho, ele esteve na Arábia Saudita e se reuniu com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, recém-nomeado premiê. A viagem veio depois de o democrata, na campanha presidencial, chamar o país de pária e criticar violações de direitos humanos cometidas pelo regime.

O americano alega ter questionado o saudita, no encontro bilateral que tiveram, sobre um dos casos mais delicados: o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, que escrevia para o jornal americano The Washington Post, em 2018. MbS, como é conhecido o príncipe, é acusado por Washington de envolvimento no crime.

Os laços entre EUA e Arábia Saudita foram fortalecidos após a Segunda Guerra Mundial, conferindo ao país do Oriente Médio proteção militar em troca do acesso americano ao petróleo. A estratégica relação foi fortalecida pelo antecessor de Biden, o republicano Donald Trump, que fez crescer as exportações de armas americanas para o país.

A proximidade foi intensificada também por Biden. Em agosto, o Departamento de Estado anunciou a compra pela Arábia Saudita de 300 sistemas de mísseis Patriot MIM-104, que têm capacidade para derrubar mísseis balísticos, assim como aviões de ataque.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.