Confrontos em atos mantêm caos no Peru, e presidente tenta transmitir normalidade

Capital e outras cidades voltam a registrar manifestações um dia após 'tomada de Lima' e pronunciamento de Dina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dia depois de uma mobilização maciça chegar a Lima e terminar com cenas de caos, incluindo um incêndio de grandes proporções no centro, os protestos contra o governo não deram trégua no Peru nesta sexta (20). A presidente Dina Boluarte, que na véspera fez um pronunciamento em rede nacional para dizer que a situação estava sob controle, se esforça para manter a mensagem de normalidade.

Ativistas mantiveram bloqueios em ao menos 120 pontos em estradas, em 15 províncias do país. O líder de um sindicato de caminhoneiros alertou que a categoria está cansada desse tipo de medida e pode entrar em rota de colisão com os manifestantes.

Nas zonas urbanas, os atos, convocados em sua maioria por apoiadores do ex-líder Pedro Castillo, voltaram a registrar confrontos com as forças de segurança em várias regiões, de La Libertad, ao norte, a Arequipa, ao sul. No centro da capital, na região da avenida Abancay, policiais lançaram bombas de gás para conter os manifestantes, que atiravam pedras de calçamento e garrafas enquanto tentavam se aproximar do prédio do Congresso.

Apoiadores de Castillo em protesto contra governo em Lima, no Peru
Apoiadores de Castillo em protesto contra governo em Lima, no Peru - Angela Ponce - 20.jan.23/Reuters

Jornalistas de ao menos dois veículos reportaram terem sido agredidos em Lima, com equipamentos roubados ou quebrados pelas multidões. Um balanço do final da tarde indicava 13 pessoas feridas em Cusco (sendo 1 policial), 7 em Puno, 25 na capital e 18 em Arequipa. Nesta cidade, a segunda maior do país, dezenas de manifestantes tentaram, pelo segundo dia consecutivo, tomar o aeroporto, que está fechado e fortemente vigiado desde quinta.

Na região de Cusco, as instalações de uma mina de cobre foram incendiadas. Vídeo publicado nas redes sociais pela multinacional Glencore mostra um grupo espalhando o que parece ser um material inflamável perto da área de habitação dos funcionários —as imagens não puderam ser verificadas de maneira independente por agências de notícias. Ações semelhantes ocorreram em um posto de fronteira com a Bolívia, em Desguadero, e em uma delegacia em Zepita.

Os ataques à infraestrutura são uma estratégia para desgastar o governo Dina. Ainda em Cusco, o trem para a cidadela inca de Machu Picchu, um polo turístico importante, continuou paralisado nesta sexta devido aos protestos. Ao menos 300 turistas estrangeiros e peruanos continuam presos em Aguas Calientes, que fica no sopé da montanha.

"Não temos certeza se um trem virá nos buscar. Como podem ver, todos os turistas aqui estão fazendo fila, coletando assinaturas e registros para que nos retirem", disse à agência de notícias AFP o chileno Alem López.

O grupo pede às autoridades um "trem humanitário" para levá-los da região. O trem é o único meio de transporte de massa para deixar a área. Em dezembro, um helicóptero resgatou cerca de 200 pessoas em Machu Picchu, que também ficaram isoladas devido aos protestos iniciados no mês passado.

Citada pelo jornal El Comercio, a associação comercial PeruCámaras reportou que a taxa de cancelamentos no setor de turismo chega a 80%, ante o impacto da imagem do país no exterior. Ao menos 54 pessoas morreram desde o início dos atos. Segundo o governo, 44 pessoas perderam a vida em protestos e 9 em incidentes relacionados a bloqueios nas estradas. A outra morte foi de um policial.

O cenário de caos levou Dina a fazer um pronunciamento ao lado de ministros nesta quinta, no qual disse que a situação no país está sob controle e que atos de vandalismo não ficarão impunes. Ela afirmou que governo está "firme e mais unido do que nunca".

A afirmação foi em certa medida rebatida em comunicado desta sexta da Procuradoria-Geral peruana, que enfatizou que o Ministério Público é uma instituição autônoma. "A função de investigação criminal é competência constitucional do Ministério Público, que se cumpre com autonomia, independência e sem qualquer tipo de ingerência política, econômica ou midiática."

Na semana passada, diante da escalada de violência, o órgão anunciou a abertura de investigação preliminar tendo como alvo diversas autoridades, incluindo a presidente e o premiê, Alberto Otárola, suspeitos de terem cometido os crimes de genocídio, homicídio qualificado e lesões graves na repressão aos protestos.

Na capital, após a grande mobilização chamada de "tomada de Lima" nesta quinta-feira, o Ministério do Interior divulgou que 38 pessoas ficaram feridas nos confrontos entre policiais e civis. O ato foi marcado por um incêndio de grandes proporções em um prédio na praça San Martín. Na tarde desta sexta, as chamas voltaram, mobilizando os bombeiros novamente.

A estrutura de quase um século no centro de Lima ficou completamente destruída e existe risco de desabamento. As autoridades investigam as causas do incêndio e lamentam a perda de um "bem monumental". Não há registro de vítimas no local.

O governo rejeitou os rumores de que o incêndio teria sido causado por uma bomba de gás lacrimogêneo lançada pela polícia durante os confrontos.

"Não podemos entrar porque não há segurança. A estrutura pode desabar e esmagar os bombeiros", disse o chefe dos bombeiros, Luis Ponce, ao jornal peruano La República.

Ao mesmo tempo, apoiadores de Castillo afirmam que as mobilizações não vão parar até a renúncia de Dina, a quem chamam de traidora. "A luta continuará em todas as regiões até que se concretize a renúncia e os demais pontos da agenda", disse o secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru, Gerónimo López.

"A folha de coca nos dá força para essa luta que começamos. Vamos ficar aqui até as últimas consequências", disse à AFP Antonio Huamán, 45, trabalhador rural de Andahuaylas, epicentro das manifestações em dezembro, que viajou a Lima.

Os atos, que se espalham pelo país desde a destituição e prisão do ex-presidente, depois de o populista ter tentado dar um golpe de Estado, pedem a saída da presidente, a dissolução do Parlamento unicameral e a convocação imediata de eleições —Dina tenta costurar um acordo para antecipar o pleito de 2026 para 2024.

Os manifestantes também demandam que uma nova Constituição seja elaborada para substituir a atual Carta Magna peruana, que data da época do ditador Alberto Fujimori, na década de 1990.

No último domingo, autoridades decidiram prolongar o estado de emergência em quatro províncias e três regiões do Peru, incluindo Lima. O decreto permite, entre outros pontos, que o Exército se junte à polícia no monitoramento dos protestos.

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.