Descrição de chapéu sustentabilidade

Indonésia avança no projeto de construção de nova capital

Planejada como cidade sustentável e inteligente, Nusantara substituirá Jacarta como sede administrativa em 2024

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

A Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, anunciou um pacote de incentivos para a construção da nova capital do país, prevista para substituir Jacarta em 2024. Nusantara, antigo termo javanês para "arquipélago", será construída do zero na região leste da ilha de Borneo.

A nova capital é o principal projeto do presidente Joko Widodo. Com um custo estimado em US$ 32 bilhões, Nusantara terá cerca de 2.600 km², quase o dobro da cidade de Nova York, como anunciado nesta quarta (8).

a imagem, criada digitalmente, é a vista aérea do projeto da cidade de Nusantara, destacando-se por prédios futuristas e muitas áreas verdes
Projeto de Nusantara, cidade construída para substituir Jacarta como capital do país em 2024 - BIMP-EAGA

A promessa é que seja uma espécie de "cidade florestal sustentável" e inteligente, segundo oficiais do governo, com emissão zero de carbono até 2045.

Apenas 20% do custo das obras da capital serão financiados pelo Estado. O restante precisará do apoio do setor privado. Nesta semana, Widodo anunciou um pacote de investimentos para tornar a mudança à zona financeira de Nusantara mais atrativa.

O conjunto abrange uma política de isenção fiscal de 10 a 30 anos para empresas que investirem pelo menos 10 bilhões de rupias (equivalente a pouco mais de R$ 3 milhões) na construção da cidade, cortes de impostos para corporações que se instalem em sua zona financeira e concessão de terras por 95 anos, prorrogáveis pelo mesmo período.

Embora nenhum acordo ainda tenha sido assinado, houve mais de uma centena de cartas de interesse de empresas nacionais e estrangeiras, incluindo da Malásia, China e Estados Unidos.

Mais de 7.000 trabalhadores atualmente trabalham na futura capital com a construção de um novo palácio presidencial. O progresso no local chegou a apenas 8%, segundo o vice-gerente do projeto de construção do edifício, Budi Kurniawan.

De acordo com Vallin Tsarina, chefe do setor de planejamento urbano, espera-se que o palácio, um gabinete presidencial, uma praça e quatro edifícios ministeriais estejam prontos até agosto de 2024, quando a Indonésia comemora 79 anos de independência.

No entanto, investidores estão preocupados com a continuidade do projeto bilionário, já que o segundo e último mandato do atual presidente Widodo termina em 2024. A repórteres locais, o chefe da autoridade de Nusantara, Bambang Susantono, disse que uma lei respalda a finalização do projeto.

a foto aérea mostra duas porções de terra, com muitas árvores, rodeadas por água. uma ponte em construção conecta os dois espaços
Vista geral da construção da ponte Big Balang Island, que conectará a nova capital Nusantara - Willy Kurniawan - 07.mar.2023/Reuters

A decisão de mudar a capital para o coração da selva de Borneo se deve ao fato de que a superlotada e poluída Jacarta, localizada na ilha de Java, está afundando rapidamente. Previsões indicam que, em 2050, um terço da cidade poderá estar submersa. A capital, com cerca de 10 milhões de habitantes, ainda é propensa a severos terremotos.

Ambientalistas, no entanto, criticam o projeto. Segundo um relatório da Forest Watch Indonesia, organização não governamental que monitora a questão ambiental do país, "florestas produtivas" compõem a maioria da área em que será construída a nova capital, o que significa que licenças poderiam ser concedidas para atividades extrativas que levariam a mais desmatamento.

A região, lar de orangotangos, leopardos e diversos outros animais selvagens, também é ocupada por indígenas da etnia Balik. Pelo menos cinco aldeias com mais de cem indígenas estão sendo realocadas por causa da construção, e há a expectativa de que mais comunidades percam seus territórios com a expansão das obras.

Com Reuters e The Associated Press

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.