Lula volta a incomodar EUA ao receber chanceler da Rússia após viagem à China

Visita de Serguei Lavrov é aposta ainda mais audaciosa do Itamaraty em independência diplomática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, desembarca nesta segunda-feira (17) em Brasília para uma viagem de dois dias ao país, na primeira etapa de um giro em que seguirá para três adversários dos Estados Unidos na América Latina próximos do PT.

Mais do que a visita de Estado à China, em que já foi difícil para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sustentar a imagem de neutralidade no contexto da Guerra Fria 2.0 entre Pequim e Washington, a vinda de Lavrov posiciona o Brasil de um lado do conflito na Ucrânia aos olhos da diplomacia americana e ocidental.

O chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, durante uma entrevista na Turquia, 15 dias após o início da guerra
O chanceler russo, Serguei Lavrov, durante entrevista na Turquia, 15 dias após o início da guerra - Ozan Kose - 10.mar.2022/AFP

Para o Itamaraty e para o Kremlin, isso é irrelevante, e a visita é uma prova de uma saudável independência brasileira em um mundo que não comporta dominâncias e blocos estanques. Para críticos, é um alinhamento excessivo entre o Brasil e a Rússia —condenada pela maioria dos países da ONU por sua guerra.

Nem tudo será consenso, apesar do avanço recente das compras brasileiras de óleo diesel da Rússia, que deve estar na agenda. Haverá nas conversas em Brasília o espinhoso tema dos alegados espiões russos que se passavam por brasileiros, um assunto nebuloso e cuja apuração pela Polícia Federal tem sugerido envolvimento consular.

Para complicar, advogados do mais notório opositor de Vladimir Putin, Alexei Navalni, dizem que ele está em estado crítico na cadeia, supostamente envenenado por uma segunda vez. Se o ativista morrer com Lavrov junto a Lula, o constrangimento internacional é certo.

Descontando esse cenário extremo, tudo tende a ser ofuscado pelo contexto geral. A ambiguidade brasileira em relação à invasão russa de 2022 precede o conflito, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou Moscou e prestou solidariedade ao colega Putin uma semana antes das tropas do Kremlin atravessarem a fronteira.

O motivo, decantado, é a dependência brasileira de fertilizantes russos, que somam mais de 20% do mercado nacional. Havia outros itens na pauta, como a necessidade brasileira de acesso a combustível nuclear certificado para o reator atômico de seu futuro submarino.

Mas os fertilizantes dominam a conversa. Com efeito, eles puxaram o aumento do fluxo comercial Brasil-Rússia em pleno regime de sanções ocidentais a Moscou: em 2022, os brasileiros compraram 37% a mais produtos russos do que em 2021, somando US$ 7,8 bilhões, um balança superavitária para Moscou em US$ 5,9 bilhões.

Ao mesmo tempo, o Brasil votou duas vezes na ONU condenações à agressão contra Kiev, ainda que tenha rejeitado aplicar sanções à Rússia. O pragmatismo, consonante com a posição histórica do país, acabou ampliado com a volta de Lula ao poder.

Afinal, foi sob suas duas passagens pela Presidência anteriores que o Brasil estimulou, anabolizado pelo boom de commodities da China nos anos 2000, uma diplomacia mais agressiva ao buscar parcerias no chamado Sul Global. O Brics, o hoje catatônico bloco que une até adversários como Índia e China, foi resultado disso.

No começo do ano, o petista rejeitou um pedido da Alemanha para vender munição de velhos tanques Leopard-1 que opera, que seriam repassados junto com os carros de combate do modelo que a Europa enviará ao esforço de guerra ucraniano. Disse que isso fere a ideia de neutralidade.

Kiev protestou, e o próprio presidente Volodimir Zelenski convidou o brasileiro a visitá-lo, sem sucesso. Lula já havia irritado os ucranianos ao dizer que o líder era tão responsável quanto Putin pela guerra e, recentemente, foi criticado por sugerir que a paz poderia ser alcançada se ele cedesse território.

Há duas semanas, Lula enviou o influente assessor ex-chanceler Celso Amorim para encontrar-se com Putin no Kremlin. Agora, Lavrov devolve a cortesia. "Qual a vantagem disso?", questiona Rubens Barbosa, que foi embaixador do Brasil em Washington.

Lavrov terá encontro ampliado com o seu par Mauro Vieira. Depois, ambos fazem declaração sem direito a perguntas à imprensa, antes de o russo se encontrar com Lula. Então o chanceler de Putin se encontra com Amorim e, na sequência, fala a alunos do Instituto Rio Branco, escola da diplomacia brasileira.

A terceira encarnação de Lula presidente, aproveitando a terra arrasada deixada por Bolsonaro no campo internacional, buscou vender a ideia de que o país está de volta ao jogo. Só que, em vez de focar em temas sobre os quais há consenso do peso brasileiro, como clima e segurança alimentar, Lula mira alto.

Quer, a exemplo do que tentou de forma fracassada em 2010 na intermediação com a Turquia de um acordo nuclear para o Irã, assento em um tema vital de segurança mundial, a Guerra da Ucrânia. Sugeriu a criação de um "clube da paz", ideia bombardeada pelos EUA por incluir a China, aliada dos russos, e elogiada em Moscou e Pequim.

Para críticos, isso oscila entre deslumbramento e o risco de ser usado por Putin e Xi Jinping. No caso russo, a vinda de Lavrov serve à necessidade do Kremlin de mostrar que não está isolado do mundo. Em artigo à Folha, o chanceler falou sobre a importância de um mundo sem a unipolaridade americana do pós-Guerra Fria.

Esse tempo de todo modo acabou, como os múltiplos desafios enfrentados pelos EUA demonstram: crises econômicas, fracassos militares e, acima de tudo, a ascensão chinesa —exacerbada pelo papel de Xi, o mais poderoso líder do país em mais de três décadas.

A ida de Lula à China foi recheada de símbolos antiamericanos e admoestações ao belicismo dos EUA, mas o peso da parceria comercial com Pequim atenua críticas mesmo em Washington. Com o chanceler russo será diferente.

Decano da grande diplomacia mundial, Serguei Viktorovitch Lavrov está no cargo desde 2004 —que assumiu em 24 de fevereiro, mesma data da invasão russa que hoje define seu legado. Tendo experiência prévia de dez anos na ONU, sempre foi respeitado como um dos mais ponderados negociadores multilaterais.

A crescente agressividade do Kremlin —vista na tentativa de impedir a expansão da Otan, a aliança militar ocidental, na Geórgia em 2008 e na Ucrânia em 2014 e 2022— pôs Lavrov crescentemente sob fogo dos antigos admiradores.

Diplomatas e analistas russos contemporizam, dizendo que Lavrov, 73, não tem influência decisiva sobre as principais medidas do chefe, que gosta de tomá-las de última hora, baseado mais em considerações táticas do que estratégicas.

Seja como for, Lavrov tem passado dificuldades públicas, como quando um comentário seu dizendo que a guerra foi imposta à Rússia pelo Ocidente foi alvo de risadas de uma plateia na Índia no mês passado. Ao mesmo tempo, segue em alta costura: organizou a pomposa visita de Xi a Putin e, enquanto Lula chegava em Pequim, discutia cooperação com seu colega chinês Qin Gang no Uzbequistão.

Em Washington, a "amizade sem limites" proclamada entre Rússia e China causa temores públicos, registrados em suspeitas vazadas de que Pequim possa fornecer armas para a guerra de Putin, algo negado pelos asiáticos.

Para completar o quadro, Lavrov deixará Brasília rumo a três ditaduras próximas de Moscou, e também do PT e da esquerda, na região: Venezuela, Nicarágua e Cuba. Volta a Moscou na sexta (21).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.