Rede planeja inaugurar 240 novas academias até o fim do ano

Padronização, capilaridade e preço baixo ajudam Smart Fit a vencer pesquisa Datafolha pela oitava vez

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Smart Fit, melhor academia da capital, segundo 36% dos entrevistados em pesquisa Datafolha, quer abrir mais 240 unidades em 2024. "O plano é continuar expandindo, tanto em São Paulo como no Brasil e na América Latina", diz Guilherme Costa, gerente de marketing da rede.

O Brasil tem 29 mil academias, com 10 milhões de clientes, segundo os dados mais recentes da Associação das Academias Brasileiras, que são de 2019. O faturamento anual é de R$ 11 bilhões, em valores corrigidos.

A capilaridade da Smart Fit deu à empresa o primeiro lugar na pesquisa, afirma Costa. "A pessoa pode malhar perto de casa ou do trabalho, o que lhe permite manter uma rotina de treinos."

Academia repleta de equipamentos de ginástica
Para 36% dos entrevistados de O Melhor de São Paulo, Smart Fit é a melhor academia da capital - Keiny Andrade/Folhapress

O executivo diz que a empresa também soube se adaptar às mudanças de comportamento ao longo do tempo, desde sua fundação, em 2009.

A partir de certo momento, os clientes começaram a entender que a musculação pode ser melhor para perda de peso do que exercícios aeróbicos, segundo o executivo. "Isso nos levou a adaptar as unidades, dando mais espaço para equipamentos de peso livre", conta.

Padronização, capilaridade e preço baixo são as vantagens da Smart Fit, segundo o consultor em estratégia e inovação Fernando Filardi, que fez um estudo sobre a empresa, entrevistando clientes e instrutores.

"Eles montaram uma estrutura de academia cara e tiraram alguns serviços, como instrutores dedicados", diz o consultor. Nesse modelo, com tarifa mais baixa, o ganho se dá pelo volume de clientes.

A falta de um acompanhamento mais próximo pelos instrutores, que pode expor os clientes a lesões, e a grande lotação das academias —alvo de memes nas redes sociais— são as desvantagens do modelo, segundo Filardi.

"Imagine que uma pessoa se machuca e posta sua experiência na internet", diz. "Isso pode gerar um problema de reputação para a empresa".

Costa, da SmartFit, lembra que cada equipamento da academia contém um botão para pedir a presença dos instrutores de plantão na unidade.

Sobre a lotação, ele diz que a empresa orienta os educadores a diversificar os planos de treino, de forma a não sobrecarregar equipamentos específicos. Além disso, um aplicativo disponível para os clientes mostra os horários em que cada unidade está mais vazia.

A Smart Fit é parte do Grupo Smart Fit, que engloba a rede de academias BioRitmo e o serviço Total Pass, entre outras empresas. Tem 679 academias no Brasil e 1.400 em toda a América Latina, com perto de 4,2 milhões de clientes na soma de todas as unidades.


SMART FIT
36%
das menções
Fundação
2009
Unidades
142 na cidade de São Paulo e 679 no Brasil
Funcionários
6.500
Receita Líquida
R$ 4,2 bilhões (do grupo, em 2023)
Crescimento
45% (em relação a 2022)

Fomos escolhidos pela conveniência, pela comunicação da marca e por nossa adaptação às mudanças de comportamento

Guilherme Costa

gerente de marketing da Smart Fit

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.