Descrição de chapéu PIB

Fôlego curto

Resultado do PIB do ano de 2021 deverá ser positivo, segundo previsões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Silvia Matos

Economista e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre)

Na próxima sexta-feira vamos conhecer o resultado do PIB do quarto trimestre e do ano de 2021. De acordo com as previsões do Boletim Macro IBRE, o resultado será positivo. Podemos comemorar? É sinal de retomada da economia brasileira após dois trimestres de contrações moderadas? Infelizmente não.

Em primeiro lugar, já era amplamente previsto um crescimento no último trimestre do ano, pois a vacinação foi a principal alavanca da retomada econômica doméstica no ano passado: o avanço significativo da vacinação, teve repercussões positivas sobre o ritmo e o perfil de recuperação da economia.

Apesar de todos os percalços, o processo de reabertura econômica avançou, sem gerar um aumento no número de novos casos e de mortes por Covid-19. Ao contrário, o avanço da vacinação permitiu uma abertura mais segura da economia, sem que se perdesse o controle da pandemia.

Consequentemente, o processo de normalização da economia seguiu em frente, ainda que com elevada heterogeneidade entre os setores.

De fato, os setores que foram mais afetados pela pandemia cresceram, com destaque para os serviços prestados às famílias. Concomitantemente, porém, o varejo e a indústria apresentam resultados negativos, pois a expectativa era a de normalização da cesta de consumo das famílias, com a volta da demanda por serviços, em detrimento aos bens. Além disso, os serviços públicos também mostraram bons resultados no período, após recuarem muito com a pandemia. Sem surpresas aqui.

Entretanto a nova cepa da ômicron interrompeu temporariamente este processo de normalização setorial, mas as expectativas, pelo menos neste front, continuam favoráveis.

Em segundo lugar, outros fatores contribuíram para aumentar as preocupações com o desempenho futuro da economia. Além dos velhos desafios, o principal fator de preocupação é a inflação, que segue muito elevada e tem surpreendido consistentemente para cima e se espalhado por todos os preços da economia.

A alta inflação, somada ao baixo crescimento da renda e à piora nas condições de crédito, tem efeitos negativos sobre o poder de compra das famílias. Os riscos fiscais se intensificam, gerando mais incerteza. As tensões geopolíticas apenas agravam essa tendência doméstica negativa.

Em resumo, devemos terminar 2021 em torno de 2,5% abaixo da tendência de crescimento pré-pandemia. Apenas relembrado que esta tendência já era medíocre, pois entre 2017 e 2019, a média de crescimento anual foi de apenas 1,4% ao ano. Mas, mesmo sendo um valor muito baixo, nem conseguimos alcançar esta tendência anterior e já perdemos fôlego.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.