Descrição de chapéu
O que a Folha pensa indústria

Berço esplêndido

Superar baixa produtividade é o caminho para elevar renda e bem-estar social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Montadora de veículos em São Bernardo do Campo (SP) - Bruno Santos - 18.mai.20/Folhapress

Dados do Instituto Brasileiro de Economia da FGV mostram que a produtividade da economia brasileira cresceu apenas 0,9% ao ano entre 1995 e 2021, abaixo do observado em países avançados e, mais ainda, nos casos de sucesso do mundo em desenvolvimento.

Apenas a agropecuária teve notável avanço no período, de 5,6% anuais, impulsionada por ganhos tecnológicos e de escala. A indústria teve perda anual de 0,2%, enquanto os serviços, que empregam a maior parte da população e agregam 70% das horas trabalhadas, avançou apenas 0,4% ao ano.

Em relação aos Estados Unidos, o desnível tem aumentado. Nos anos 1980, o trabalhador brasileiro apresentava 46,1% da produtividade —vale dizer, da capacidade de produção por período trabalhado— de um americano, mas essa cifra se reduziu para 25,5% em 2021.

Longe de se tratar de fenômeno setorial, a baixa qualidade produtiva permeia todo o tecido econômico. Algumas poucas empresas maiores mostram dinamismo, mas o desempenho é sofrível na média, e as inovações tecnológicas e organizacionais não chegam à maioria.

O aumento da produtividade é a ferramenta fundamental para o avanço da renda e do bem-estar social, ainda mais agora que a população cresce menos e se esgota o bônus demográfico —o que significa que a parcela dos brasileiros em idade ativa decrescerá.

Buscar esse objetivo deveria ser, portanto, a missão mais fundamental da política econômica. Infelizmente, porém, o debate nacional continua preso a emergências conjunturais de curto alcance.

O diagnóstico para os maus resultados é razoavelmente consensual. Falta de investimento em educação de qualidade, má alocação de recursos públicos, informalidade no mercado de trabalho, isolamento em relação às cadeias globais de valor, regras tributárias hostis e falta de estabilidade institucional são motivos apontados.

A agenda para a superação de tais obstáculos, entretanto, permanece matéria de controvérsia. É espantoso que ainda haja defensores —além dos diretamente interessados— de privilégios setoriais, proteção contra as importações e dirigismo estatal.

Ao contrário, o Brasil precisa de mais abertura econômica e competição, melhor gestão do ensino básico e qualificação da mão de obra, além de privatizações e reformas capazes de racionalizar o sistema tributário e as despesas públicas.

Um ambiente, em suma, de regras iguais para todos, sem prejuízo do amparo da sociedade aos estratos menos favorecidos.

editoriais@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.