Descrição de chapéu
VÁRIOS AUTORES

Inovação para construir o futuro

Empreendedorismo e conhecimento são os motores para chegarmos lá

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

VÁRIOS AUTORES (nomes ao final do texto)

Em 2005, uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com mais de 75 mil empresas industriais revelou que aquelas que inovam e diferenciam produtos faturam, crescem e exportam mais, são mais produtivas, pagam melhores salários e mantêm os trabalhadores por mais tempo.

Internacionalmente, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) aponta que a inovação corresponde a pelo menos 50% do crescimento econômico dos seus membros. Contudo, a despeito das evidências, avançamos muito pouco no Brasil. Dentre outras razões para nosso imobilismo, encontram-se a falta de compreensão do que vem a ser inovação e a natureza complexa das mudanças necessárias para deslanchá-la.

Inovação diz respeito à capacidade de criar valor, empresas e novos setores da economia. Uma economia é inovadora quando o padrão de competição dominante é baseado na introdução nos mercados de produtos, soluções e modelos de negócios que se diferenciam do que já existe. Inovação é, primeiro, um problema de negócios, economia e instituições, não apenas de ciência e tecnologia (C&T).

A inovação tem dois motores: o empreendedorismo e o conhecimento. Para avançar em inovação, precisamos tornar mais fácil o esforço de quem empreende. Simultaneamente, precisamos de conhecimento de gestão (chave para a produtividade), de mercados globais (para colocar no mundo novos produtos, soluções e negócios originados no Brasil) e científico-tecnológico (para resolver problemas tecnicamente sofisticados). Para inovar mais, precisamos internacionalizar nossa economia, e vice-versa.

Estamos defasados em relação ao que as economias avançadas fazem, e será preciso modernizar o setor público e seu ferramental. Como fazer isso? O caminho que propomos inclui três eixos articulados.
Primeiro, escolher problemas relevantes e desenhar programas transformadores (missões) para solucioná-los, com metas ambiciosas e potencial para gerar negócios globais intensivos em conhecimento. Tais missões deverão puxar o desenvolvimento e a aplicação de conhecimento.

Problemas em quais áreas queremos atacar? Saúde? Educação? Geração de valor a partir da biodiversidade? Energias limpas? Será preciso fazer escolhas, considerar a transformação digital da economia e reorientar o investimento em C&T. Nos EUA, 80% do investimento público federal em C&T é dirigido para resolver problemas em áreas selecionadas, enquanto no Brasil a proporção é de apenas 20%. É preciso aumentar radicalmente os investimentos brasileiros em C&T e inverter essa proporção.

Segundo, puxar mudanças institucionais a partir das missões. A despeito de avanços, como o marco legal da inovação, permanece uma divisão anacrônica entre setor público e privado no Brasil, dificultando parcerias entre universidades e empresas, inibindo a atração de talentos globais e diminuindo a agilidade dos programas. Será necessário derrubar muros entre o público e o privado e fazer com que o setor público possa tomar riscos e experimentar novas ferramentas contratuais, formas de alocação de recursos e modelos de organização, como a Alemanha está fazendo com a nova Agência Federal para a Inovação Disruptiva (Sprin-D), por exemplo.

Terceiro, aprimorar a governança da inovação e vinculá-la ao centro do poder; isto é, à Presidência da República. As mudanças institucionais necessárias e os programas transformadores requerem coordenação público-privada e interministerial de alto nível e capital político que, no Brasil, somente a Presidência da República reúne.

Investir em inovação tem sentido para as empresas, as pessoas e o Brasil. O momento de efervescência atual é singular e deveria ser aproveitado para redefinir as bases do nosso projeto coletivo como nação.

Apostar em inovação significa apostar no futuro da nossa economia e na prosperidade de nossa sociedade. Dá para fazer. A escolha é nossa.

Roberto Alvarez
Engenheiro, diretor-executivo da GFCC e investidor em startups

Juan Castilla-Rubio
Membro do Conselho de Bioeconomia e Inovação do Fórum Econômico Mundial

Silvio Meira
Cientista da computação e fundador do Porto Digital

Fersen Lambranho
Presidente da GP Investments

Robson Capasso
Médico e professor na Universidade Stanford

* Os autores deste artigo são integrantes do Derrubando Muros e colaboradores da publicação Uma Agenda Inadiável

TENDÊNCIAS / DEBATES
Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.