Fux pretende dar interpretação lógica à Ficha Limpa, diz leitor

Presidente do TSE disse que Justiça será irredutível na aplicação da lei

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Fux, preside sua primeira sessão na corte
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Fux, preside sua primeira sessão na corte - Pedro Ladeira/Folhapress

Ficha Limpa

A crítica de Ranier  Bragon  ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está equivocada. O ministro Luiz Fux pretende dar à Lei da Ficha Limpa uma interpretação lógica. Admitir que alguém possa se candidatar a um cargo que não poderá assumir é uma bizarrice dessas que só o Brasil consegue criar. Além disso, por que não pode o TSE rever sua posição? Será que só o STF detém essa prerrogativa?

Marcelo Dawalibi (São José dos Campos, SP)

 

Quem foi demitido "do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial" ou excluído "do exercício da profissão, por decisão sancionatória do órgão profissional competente" não deve ter a sua candidatura registrada no TSE. Essa foi a vontade do povo expressa em lei.

Paulo Marcos Gomes Lustoza, capitão de mar e guerra reformado (Rio de Janeiro, RJ)


Auxílio-moradia

Triste a reportagem, pois trata o caso como se os magistrados estivessem cometendo uma irregularidade. O auxílio-moradia é legal e é amparado por liminar. Tem que acabar com o auxílio para todos. Quem mora em palácios (governadores e presidente) e imóveis funcionais deve pagar um aluguel, ainda que simbólico. Inadmissível atirar tecladas apenas na magistratura que ousou condenar Lula.

Neli Aparecida de Faria, advogada

(São Paulo, SP)


Diretor da PF

Enquanto se discute tanto a atuação da Justiça, é importante elogiar a atitude do ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), ao intimar o diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, a explicar suas declarações à agência Reuters.

Adriano A. Natale (São Paulo, SP)


Plano de saúde

Neste domingo (11), ao abrir a Folha, tive um alento. Leandro Fonseca, diretor-presidente substituto da ANS, disse o que nós, clientes de operadoras, sentimos ao receber o boleto mensal. A cada ano, o aumento é absurdo em relação à inflação e, até agora, ninguém fez nada em relação a esses cálculos.

Creusa colaço Monte Alegre (São Paulo, SP)

 

Se o sistema de saúde pública fosse bom, não seria necessário pagar plano de saúde. A quem interessa a existência de plano de saúde?

Saiti Hirata (São Paulo, SP)


Reforma tributária

Rodrigo Zeidan recorre a exemplo da Índia para repetir as mesmices do que aqui se discute sobre a reforma tributária. O artigo é uma cortina de fumaça para ocultar que no Brasil os ricos são menos tributados do que as demais parcelas da população. O desafio é fazer uma verdadeira justiça tributária por meio de impostos diretos e progressivos sobre as rendas mais altas.

Paulo Matsushita (Jundiaí, SP)


Presunção de inocência

O artigo de Ricardo Lewandowski tem informações e considerações interessantes. Pena que o ministro tenha se esquecido de um detalhe: o STF é o cemitério dos processos, que lá "apodrecem" e, quando são "exumados", estão prescritos. E aí são jogados naquela insalubre "vala comum".

Efraim G. Salles (Brasília, DF)

 

O ministro deixa claro que as decisões proferidas pelos tribunais inferiores, nominalmente primeira e segunda instâncias, não são válidas. Então, que tal suprimirmos esse aparato Judiciário e deixar que tudo seja resolvido na última instância, o STF? Muito dinheiro público seria economizado.

Eduardo Passos, médico (São Paulo, SP)


Eleições

Não sei o motivo do espanto com a possível candidatura de Luciano Huck à Presidência. Já passou da hora das raposas velhas sumirem do mapa. Com ou sem Huck, o que o povo espera é uma renovação na política.

Luciano vettorazzo (São José do Rio Preto, SP)

 

O que mais espanta na pretensão presidencial de Huck não é a sua candidatura em si, já que qualquer cidadão tem esse direito, mas o fato de como vem sendo repercutida e levada a sério por pessoas do porte de um FHC. A única credencial do apresentador para aspirar à Presidência é a de ser animador de um programa de televisão.

Fernando Pacini, economista (São Paulo, SP)

 

Será ótimo para a democracia a candidatura de Huck. Não é político profissional, é querido por seu público e ajuda as pessoas na reforma de casas e de automóveis. Precisamos de alguém para mudar o cenário político. Ronald Reagan, um ator, foi um dos melhores presidentes dos EUA. Quem sabe um apresentador de TV faça a diferença no Brasil.

Reinner Carlos de Oliveira (Araçatuba, SP)


Carnaval

O editorial erra ao apontar suposto jogo de empurra sobre a lamentável morte de Lucas Lacerda da Silva. A prefeitura solidariza-se com a família e aguarda conclusão da investigação para tomar as medidas cabíveis. A CET e a Ilume notificaram à polícia a irregularidade na instalação das câmeras. A Regional Sé multou à Dream  Factory pelas obras sem autorização. Além disso, esta gestão herdou semáforos desatualizados e sem contrato de manutenção. Uma PPP será lançada para modernizá-los.

Fábio Santos, secretário de Comunicação da Prefeitura de São Paulo

 

Vejo que não estou só: associando a coluna do meio da semana de Ruy Castro ao artigo de Rogério Fasano, lastimo não haver mais verdadeira música de Carnaval.

Rubem Prado Hoffmann Jr. (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.