Descrição de chapéu

'Lula está sendo injustamente privado de receber visitas', critica leitor

Para advogado, decisão da Justiça infringe a Constituição e a lei de execuções penais

Leonardo Boff em frente ao prédio da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula é mantido preso; ele não recebeu autorização para visitar o ex-presidente
Leonardo Boff em frente ao prédio da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula é mantido preso; ele não recebeu autorização para visitar o ex-presidente - Theo Marques/Folhapress

Visita a Lula

É espantosa a irresponsabilidade demonstrada pelo Judiciário em relação à prisão do ex-presidente Lula, pois, em frontal infringência à Constituição, ao Estado democrático de Direito e à lei de execuções penais, em seu artigo 41, inciso X, ele está sendo injustamente privado de receber visitas de amigos. O fascismo está à solta. Confia-se na intervenção do Conselho Nacional de Justiça, no intuito de reparar-se mais esta arbitrariedade judicial.

Marco Antonio Rodrigues Barbosa, advogado (São Paulo, SP)

 

É espantoso que se noticie o indeferimento da visita de amigos de Lula pela juíza competente sem mencionar a literalidade da lei de execuções penais, que prevê o direito do preso de receber visitas de amigos. Independentemente da opinião pessoal que se possa ter sobre o ex-presidente, sua prisão ou seus amigos, a lei não deveria ser aplicada e as visitas permitidas em dias determinados, como manda a lei?

Jaime Magalhães Machado Júnior (São Paulo, SP)


PT

Com o artigo “O PT na lata de lixo da história”, Luiz Felipe Pondé lacrou o destino desse partido que vaga hoje feito um zumbi, com seu líder condenado e a opinião pública farta de tantas ameaças de baderna em represália à Justiça feita.

Telmo Colucci (Ribeirão Preto, SP)

 

Pondé é bom demais. Falou pela maioria da população brasileira.

José Abrami (Sorocaba, SP)

 

Pondé acerta na mosca: o petismo virou religião e Lula é seu profeta. O apoio da “intelligentsia” local e estrangeira só mostra quanto a lenda consegue superar o fato quando a cegueira é deliberada. Duro é ver tanta gente supostamente esclarecida cair no mais fanático sebastianismo.

Alberto Dwek (São Paulo, SP)

 

Parabéns à pluralidade e isenção da Folha. Enquanto na Ilustrada o filósofo Luiz Felipe Pondé vaticina que o PT está indo para a lata de lixo da história, a editora do Painel, Daniela Lima, nos informa que apenas nas duas últimas semanas as filiações espontâneas ao Partido dos Trabalhadores somaram 3.230 pessoas, alcançando, até hoje, 2,1 milhões de inscritos, 44% dos quais, mulheres.

Fabrizio Wrolli (São Paulo, SP)


Marcos Valério

A opinião de qualquer condenado cumprindo pena não deveria merecer destaque neste prestigioso jornal.

Sergio Victor Milred (São Paulo, SP)

 

O que não faz bem para o Brasil são desonestos livres por aí usufruindo ilegalmente dos nossos impostos.

Pedro Diniz (Resende, RJ)


Sistema prisional

Tales Castelo Branco indica medidas concretas para pôr em vigor no sistema de aprisionamento estatal: excluir do confinamento prisional réus primários e que não tenham cometido o crime com violência ou grave ameaça. Por que não debater a questão? 

Walter Piva Rodrigues, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo


Projeto gráfico

A Folha conseguiu fazer o jornal impresso ficar mais objetivo e mais limpo, com cores pouco chamativas como antes. O impresso se tornou parecido com o site, com mais organização. Gostei também da mudança do Sobre Tudo para os sábados. Para os mais velhos, fica aquele gostinho nostálgico com a volta de editorias extintas; para os mais novos, como eu, rever a Folhinha de vez em quando será muito agradável. Valeu, Folha!

Matheus Fernandes de Barros (São Carlos, SP)

 

Eu, a exemplo de milhares de deficientes visuais, detestei a mudança gráfica, que trouxe letras menores e rebuscadas. Para que isso? O jornal ficou chato de ler. Penso até em mudar minha assinatura depois de 30 anos...

Rui Versiani, advogado (São Paulo, SP) 

 

Em meu prédio, com 38 apartamentos, há seis assinantes (eu inclusa), todos idosos. Idosos costumam ter presbiopia e degeneração de mácula. Pela primeira vez, desde que sou assinante, há mais de 35 anos, estou decidida a deixar de sê-lo. A leitura tornou-se um suplício, não um prazer. Fiz uma pesquisa entre os idosos de meu prédio e todos apresentam dificuldades visuais que tornam o novo projeto gráfico nauseante. Acredito que os senhores tenham dado um tiro no pé ao afastar fiéis assinantes.

 

Maria Luiza S. Santiago (São Paulo, SP)

Resposta da editora do Núcleo de Imagem, Thea Severino - A nova fonte (tipo de letra) usada nos textos tem o mesmo tamanho e entrelinha (distância entre as linhas) da anterior. 

 

Turma, que coisa maravilhosa! Parabéns a todos os envolvidos e pela iniciativa com os projetos e reportagens. Lindo design, escolhas tipográficas, paginação, pensamentos em conjunto com plataformas... Feliz em ver a mídia impressa com investimento.

Felipe Goes (Fortaleza, CE)

 

Alguns elogiam e outros criticam o novo visual da Folha. Ao final, volta a calmaria até que seja apresentado um novo projeto e, de novo, a gritaria e os elogios de praxe.

José Luiz Felix da Cunha (Montes Claros, MG)


Israel

Citado por Jaime Spitzcovsky (“Bola de cristal erra no Oriente Médio"), o líder soviético Nikita Kruschov não errou ao classificar de “ilusórias” vitórias militares de Israel: elas não trouxeram a paz e transformaram Israel em um Estado militarista, invasor, opressor e até racista ao estabelecer direitos diferentes entre cidadãos judeus e não judeus. Bem ao contrário das verdadeiras democracias, que, aliás, não precisam a todo momento se comparar a países que nunca propagandearam ser “democráticos”.

Mauro Fadul Kurban (São Paulo, SP)


Orçamento

Julio Wiziack mencionou que Temer enviará para o Congresso o Orçamento de 2019 com um buraco maior que o previsto, sinal de que nem rombo o governo acerta.

João Henrique Rieder (São Paulo, SP)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.