'Papa Francisco tem fortalecido a fé de milhões de católicos', diz leitor

Para procurador de Justiça aposentado, visão e abertura do pontífice causam incômodo

Igreja Católica 

Relembro a Bertrand de Orleans e Bragança que o papa Francisco tem apaixonado multidões e fortalecido a fé de milhões de católicos com a sua atitude de acolhimento, misericórdia, justiça e equilíbrio no enfrentamento de temas atuais que preocupam a sociedade. Certamente a visão e a abertura do pontífice incomodam a tradicional e arcaica Tradição, Família e Propriedade, cujos princípios remontam ao império e são de tanto agrado de sua alteza (“Cinco anos do pontificado de Francisco”).

Munir Cury, procurador de Justiça aposentado (Vargem Grande Paulista, SP)


Eleições

Ótima a coluna “A soma de todos os fatores”, de Daniela Lima. Trata-se de um verdadeiro painel dos últimos tempos da política nacional e de todos os seus atores, tendo como ponto central Jair Bolsonaro (PSL). Até concordo que o capitão reformado tenha um desempenho notável, mas ainda precisa converter alguns potenciais eleitores que não são da extrema direita, mas que votarão em João Amoêdo e Alvaro Dias por puro pudor.

Anísio Franco Câmara (São Paulo, SP)

 

A colunista Ilona Szabó de Carvalho revela pleno juízo e lucidez na análise da proposta do presidenciável Jair Bolsonaro de pregar a liberação de porte de armas. É um absurdo que uma proposta dessas possa ser admitida até por pessoas esclarecidas. Nem é questão de conhecimento, mas de bom senso. Que tal se os adversários prometessem nos subsidiar uma armadura dos tempos medievais? Certamente haveria bem menos óbitos.

Geraldo Generoso (Ipaussu, SP)

 

É vergonhosa a atitude dos âncoras do Jornal Nacional nas entrevistas com os presidenciáveis. São arrogantes, mal-educados e desrespeitosos. Querem constranger os indivíduos e não permitem que eles expressem nenhuma ideia que têm a oferecer ao país. Não estão colaborando em nada com a democracia. Espero que outro veículo permita uma exposição mais realista dos voluntários que se dispõem a resolver os inúmeros problemas que temos no Brasil.

Katia Ramos Moreira Leite, professora da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo, SP)


Justiça e a reforma trabalhista

A reportagem “TRTs ignoram reforma trabalhista e reajustam processos acima da inflação” ilustra o descaso da Justiça do Trabalho com a lei. Um juiz pode fazer o controle difuso de constitucionalidade e deixar de aplicar uma lei considerada inconstitucional, mas a questão “índice de reajuste” está longe de ser considerada matéria constitucional, e, portanto, qualquer interpretação judicial que afaste a incidência de lei válida e vigente no momento vira as costas ao Estado de Direito.

Andrea Metne Arnaut (São Paulo, SP)


Água no agreste

As cenas da miséria no agreste refletem um processo milenar de desertificação causado por práticas agrícolas baseadas em crenças totalmente obsoletas (“Nível de renda define acesso à água no agreste de Pernambuco”). Técnicas simples, econômicas e efetivas, com uso intensivo de gado para fertilizar a terra, já testadas na África pelo instituto Savory, podem reverter essa situação em pouco tempo, recuperando o meio ambiente, enriquecendo regiões devastadas pela seca, fixando populações no campo e diminuindo o custo dos alimentos. O agreste tem esperança, sim.

Bruno Roberto Padovano, professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (São Paulo, SP)


Morte de policiais

Desde o último dia 23, busco neste espaço ou em reportagens deste jornal resposta ao realismo cru e processual do artigo “Quem se importa com a morte de um policial militar?”, de Elias Miler da Silva. O texto usou como exemplo o assassinato da PM Juliane Duarte e outros. Não falo como partidário de gente autoritária, com sede de vingança, mas foi uma narrativa e tanto, do dia a dia de crimes, tragédias e investigações policiais. E a Folha confirmou o silêncio cantado pelo coronel da PM.

Dalton Andrade (Sete Lagoas, MG)


PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br.​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.