Leitores criticam inação do governo na pandemia

IDH do Brasil vai cair ainda mais, diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amazônia
A floresta amazônica necessita de uma urgente intervenção para que seja garantida a sua integridade. Os nove países da Amazônia não são capazes de impedir a exploração predatória e a ocupação desordenada dessa imensa área. O Conselho de Segurança da ONU deveria pautar uma medida para a proteção da Amazônia e para a cooperação na sua exploração científica.
Daniel Marques (Peçanha, MG)

Queimada em área de reserva em Novo Progresso (PA) - Carl de Souza/AFP

Ciência amordaçada
"Em reunião com Pazuello, pesquisadores tiveram microfones silenciados e não puderam falar" (Painel, 15/12). É nisso que dá envolver milico em política. Por acaso as Forças Armadas são democráticas com os "sim, senhor!" que costumam usar?
Djan Zanchi da Silva (Maracanaú, CE)

*

Estamos a caminho da implantação de uma ditadura. Convidar pesquisadores e impedi-los de falar o que é senão um ato ditatorial?
Herbert Luiz Braga Ferreira (Manaus, AM)

*

Qual é a novidade? Nas universidades sob intervenção ocorre o mesmo. Embora tenhamos voz, quando não querem escutar desligam o microfone. E na hora de fazermos os encaminhamentos, se não estiver do agrado deles, não é colocado em votação. É fácil ser imperador. Difícil é receber críticas, reconhecer que está errado e ser capaz de ouvir propostas para evoluir.
Eduardo Manfredini Ferreira (Dourados, MS)


Vacina
"Governo federal quer que paciente se responsabilize por efeito de vacina, diz relator de MP" (Saúde, 15/12). Bolsonaro ganhou o prêmio Odorico Paraguaçu de ideia mais criativa do ano. Com ele, a realidade brasileira supera a ficção. Nem "O Alienista", de Machado de Assis, conseguiu tal proeza, pois todos são soltos e o médico se autointerna no final do conto. Agora resta esperar o realismo mágico de "Incidente em Antares", de Érico Veríssimo, para ver os mortos cobrarem os vivos no coreto da praça.
Luiz Roberto da Costa Jr. (Campinas, SP)

0
Charge de Benett publicada em 10.dez.2020 - Benett/Folhapress

*

Nas próximas eleições presidenciais, os cidadãos de discernimento cognitivo duvidoso deveriam assinar um termo de responsabilidade ao votar em um candidato obtuso e retrógrado. Aí, sim, vamos poder exigir responsabilidade pela desgraça que ocasionarão àquelas famílias formadas por quem não acreditou em mamadeiras de piroca, terraplana e honestidade de família rachadista.
Isabele Haruna Ono Zamaro (Joinville, SC)

*

Poupem-nos desse termo de compromisso ridículo! Em meio a tanto sofrimento, o governo federal só quer piorar a situação. Não existe compaixão nenhuma nesse governo. Os brasileiros são um mero detalhe; o que importa é o eu inflado do presidente. Por que elegemos uma pessoa dessas? Vacina urgente! Mexa-se, Ministério da Saúde!
Walace Olzany Silva (São Bernardo do Campo, SP)


IDH
"No primeiro ano de Bolsonaro, IDH avança lentamente, e Brasil perde posições" (Cotidiano, 15/12). A notícia de que em 2019, primeiro ano de Bolsonaro, o Brasil caiu cinco posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, o IDH, revela que o atual governo piorou a vida do povo. Isso torna cada um de seus apoiadores ou ignorante ou mal-intencionado. Ou ambos.
Eduardo Guimarães (São Paulo, SP)

*

A eleição do capitão Cloroquina foi um retrocesso, com consequências catastróficas. O Brasil necessitará de décadas para se recuperar do atraso provocado por um desgoverno formado por um bando de loucos chefiado por um miliciano genocida.
Wilson Kfouri (São Paulo, SP)

*

No segundo ano então vai cair mais ainda. E vai continuar caindo com esse sujeito na Presidência.
Renato Motta (São Paulo, SP)

*

Alguém esperava outra coisa? Antes caminhávamos, ainda que a passos lentos, no rumo civilizatório; agora as trevas obscurantistas nos esperam. Mas não era só tirar o PT que o país tomaria jeito? Já se passaram quase cinco anos...
José Padilha Siqueira Neto (São Paulo, SP)


Mortes pela Covid
"Morte de Paulinho, do Roupa Nova, reacende injustiça contra a banda" (Ilustrada, 15/12). Um grande cantor que o Brasil perde e que vai deixar saudade. Emocionou várias gerações cantando belas canções do grupo Roupa Nova. Mais uma voz que silencia por causa dessa doença terrível.
Reinner Carlos de Oliveira (Araçatuba, SP)

O percussionista Paulinho, do Roupa Nova - Instagram/roupanova_fc


"Jornalista Orlando Duarte morre aos 88 anos, vítima da Covid" (Esporte, 15/12). Um excepcional jornalista. Mesmo nos últimos anos em que trabalhou, já com idade avançada, dava um show de conhecimento.
Luís Telles (Bragança Paulista, SP)

O jornalista esportivo Orlando Duarte, em 2011 - Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress

Alckmin como Lula
"Alckmin repete Lula, questiona provas da Odebrecht e pode travar ação em que é réu", (Poder, 15/12). Não defendo Geraldo Alckmin, mas as acusações precisam ser checadas. Por que ficaram tanto tempo na geladeira e só agora apareceram? A Lava Jato não é confiável: age mais politicamente do que judicialmente.
Wil Prado (Brasília, DF)

*

Alckmin apontou tanto o dedo para acusar Lula e agora está na mesma situação. A política como ela é.
José Campos (São Paulo, SP)

*

Chega a ser constrangedora a fixação que a Folha tem em comparar Lula com outros políticos e até com alguns psicopatas. Geraldo Alckmin deveria ser comparado a seus pares tucanos, como José Serra, Aloysio Nunes e até o "santo" FHC, todos envolvidos com corrupção, com provas robustas, mas nunca julgados.
Marco Estivalet (Porto Alegre, RS)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.