Descrição de chapéu Militares do Brasil

'Não há como comparar as Forças Armadas dos EUA com as do Brasil', diz leitor

'O nazismo não era de esquerda?', pergunta leitor sobre encontro de Bolsonaro com alemã

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Golpe

0
Charge publicada em 17.set.2018 - João Montanaro/Folhapress


"Forças Armadas abrirão fogo contra o golpe?" (Celso Rocha de Barros, Poder, 26/7). Sabemos bem que esse tipo de argumentação, de apelo, não vai funcionar com os militares. Eles deixaram bem clara a sua verdadeira intenção, não só apoiando a candidatura do tenente recalcado mas participando ativamente disso que aí está. Pelo histórico de sua conduta, é muito provável que o golpe seja dado antes das eleições, já que o candidato da "esquerda" lidera com folga as intenções de voto.
Roberto Oliveira Melo Filho (Salvador, BA)

Não há como comparar as Forças Armadas dos EUA com essa coisa que atende por esse nome aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, França, China, Inglaterra —os argentinos que o digam—, Rússia e tantos outros países há militares. Nós temos milicos a caminho de virarem milicianos.
Felício Almiro Lima Rodrigues (Porto Alegre, RS)

Meu respeito pelas Forças Armadas acabou junto com o desgoverno do sinistro. Tenho vergonha de ter feito o serviço militar e desaconselho qualquer pai a estimular seus filhos a serem capachos dos "patriotas" de plantão.

Paulo Azevedo

São Paulo, SP



Não é possível para comparar as Forças Armadas dos Estados Unidos com as daqui. Os militares norte-americanos são preparados, cultos. E os daqui? Basta sabermos que o Exército teve em suas fileiras Jair Bolsonaro... São realidades incomparáveis. E o general ministro que não conhecia o SUS(desconhece totalmente a realidade brasileira!) e não sabe nada de geografia?
Neli de Faria (São Paulo, SP)


Ultradireita

0
A deputada alemã Beatrix von Storch, vice-líder do partido de ultradireita AfD, durante encontro com Jair Bolsonaro. - beatrix.von.storch no Instagram

"Fora da agenda, Bolsonaro recebeu vice-líder da ultradireita da Alemanha" (Poder, 26/7). Tudo o que existe de mais ultrapassado, retrógrado e doentio tem a anuência desse fascistoide.
Daniel Bertelli (Goiânia, GO)

Acerca da expressão "clara compreensão", dita pela deputada alemã em relação a Bolsonaro, pode-se perguntar se houve erro na tradução ou se a deputada conversou com alguém que ela supunha ser o presidente da República.
Marcélia Guimarães Paiva (Juiz de Fora, MG)

Mais uma vergonha internacional.

Ricardo Cândido de Araújo

Taboão da Serra, SP



Não é só constrangedor; é vergonhoso e humilhante. Enquanto todos os partidos da Alemanha, inclusive os de direita, tentam formar um "cordão higiênico de isolamento" em torno do AfD, nosso presidente vangloria-se dessa amizade nefasta. A imprensa alemã também noticiou esse conluio de víboras.
Denise Carvalho Schneider (Araçatuba, SP)

O Terceiro Reich complementado pela milícia.

Joaquim Salomão

Curitiba, PR

Bolsonaro não faz nenhuma questão de esconder sua alma das trevas. Seus eleitores judeus não podem alegar que não o conheciam. Sempre foi um nazifascista, defensor da tortura e de ditaduras. Que cidadão de bem tem como representante um torturador?
Márcia dos Santos Portero Simon (Goiânia, GO)

Ué, o nazismo não era de esquerda?

Daniel Vitorazzi

Dois Irmãos, RS

Conrado Hübner
"Ação de Kassio Nunes contra colunista da Folha busca intimidar todos os jornalistas, diz ABI" (Poder, 26/7). Quais adjetivos devemos usar para os que se submetem ao governo de Bolsonaro? Subservientes ao incapacitado? Capachos dos caprichos de um incapaz? Generais lambe-botas de recruta? Letrados ao serviço da ignorância? Ou milicianos exploradores das comunidades?
Noel Neves (Poços de Caldas, MG)

Vergonha. Quem deveria zelar pela liberdade de expressão usa sua caneta contra ela.
Antonio Lima (Feira de Santana, BA)

Augusto Aras e Kassio Nunes, entre outros, são apenas dois jabutis colocados por Jair Bolsonaro em sua infame árvore.

Wilson Lima

Goiânia, GO

Borba Gato

Coletivo Independente Revolução Periférica põe fogo à base da estátua do Borba Gato, em São Paulo - Gabriel Schlickmann/iShoot/Agência O Globo

São inaceitáveis as manifestações com destruição do patrimônio público e ataques a pessoas ou instituições, como o fogo ateado à estátua do Borba Gato.
Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (São Paulo, SP)


Homenagens
Aprendi a ler obituários com o jornal The New York Times nos anos em que morei em Nova York. Quando voltei de lá, em 2008, descobri que a Folha de S.Paulo tinha lançado a sua seção. É bacana dedicar belas palavras também aos que não são famosos e que igualmente —ou mais ainda— nos inspiram. Adorei ler sobre o senhor João Manuel da Silva ("Do Nordeste trouxe empatia, doçura e a força do trabalho", Cotidiano, 26/7) e sobre tantos outros. Obrigada, Patrícia Pasquini.
Andréa Dantas (São Paulo, SP)


Estupro
"Defensoria pede que Justiça Militar anule absolvição de PMs suspeitos de estuprar mulher em viatura" (Mônica Bergamo, 26/7). Essa Justiça Militar é uma vergonha. Absolvem até militares que cometem um crime que foi filmado. Tem também o caso daquele tenente coronel que assediou uma policial feminina. As provas estão nas mensagens enviadas. A policial pediu exoneração e o oficial já foi promovido a coronel. Cadê o Ministério Público?
Marco Annunciato (Itaquaquecetuba, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.