Leitores parabenizam ginasta Rebeca Andrade pelo ouro nas Olimpíadas

'Você é um orgulho nacional', diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olimpíadas
Rebeca, obrigada por essa alegria que você nos dá em dias tão sombrios que o nosso país atravessa. Você representa uma esperança. Espero que os próximos governantes se inspirem em você para investir nos esportes, não só para conquista de medalhas, mas para a inclusão social, para tirar os menores das ruas. (“Rebeca salta para o ouro e vira 1ª brasileira com 2 medalhas em uma edição das Olimpíadas”, Esporte, 1º/8).
Marilda Machado (São Paulo, SP)

Voar, flutuar e girar : Helicóptero? Beija flor? Não, é Rebeca Andrade que faz tudo isto com graça , charme e leveza.
José Roberto Machado (São Paulo, SP)

Que ela inspire milhões de brasileiros, jovens ou não, para sempre lutarem apesar das dificuldades. Rebeca, você é um orgulho nacional.
Antonio José Gomes Marques (São Paulo, SP)

Teimam em cair água de meus olhos. Que emoção! Num Brasil que está no fundo das masmorras de Hades, aparece um anjo como Rebeca. Gratidão por ter proporcionado essa alegria.
Neli Faria (São Paulo, SP)

A verdadeira “gente de bem” deste país está muito bem representada por Rebeca, Ítalo e Rayssa. Gente simples, batalhadora, que se preocupa com o bem-estar da sociedade em que vivem. Nos mostram o potencial do brasileiro para conquistar coisas grandes; nos mostram o absurdo que é ser racista, autoritário e ganancioso.
Carlos Simãozinho (Brasília, DF)


Bolsonaro
Plataforma de governo: arranjar um jeito de ser reeleito, nem que seja na marra. O resto dos problemas do país são como a Covid-19, é só ignorar. (“Em ato por voto impresso, Bolsonaro novamente coloca eleição de 2022 em dúvida”, Poder, 1º/8)
Nelson de Paula (Curitiba, PR)

PGR, cadê você? Fux, vai chamar para tomar um cafezinho? MPF, para de se autopromover nas mídias e redes sociais. Cadê os valentes da Lava Jato? Congresso, está bom aí o orçamento paralelo?
Lourenço Faria Costa (Quirinópolis, GO)

Diante de tanta morte, desiguladade, desemprego, pobreza e fome, essa turma que só pensa em poder e bajulação desse cidadão. Era só o que faltava!.
João Batista Tibiriçá (Goiânia, GO)

Isto soa como confissão de culpa. Por quê esconder algo que deveria ser transparente? (“Bolsonaro impõe sigilo de cem anos sobre acesso dos filhos ao Planalto”, Poder, 1º/8)
Ana Maria Marques (Jundiaí, SP)

As Forças Armadas sempre se opuseram a leis que garantiam o acesso do cidadão a informações públicas. É o vício de quem considera o Estado como um patrimônio privado ou corporativo.
Hernandez Piras Batista (São Paulo, SP)


Fake News
É preciso processar judicialmente os provedores de redes para obter pesadas indenizações por calúnias e difamações. Com isso, os provedores vão procurar identificar quem faz esses posts para transferir responsabilidade. (“Governo Biden abre guerra contra redes sociais por causa da avalanche de notícias falsas sobre vacina”, Mundo, 1º/8)
Ernesto Pichler (São Paulo, SP)

Excelente matéria. Ninguém quer mais apurar ou pensar.
José Flávio Viana Guimarães (Uberlândia, MG)


Língua portuguesa
É uma felicidade que Bolsonaro não vá à reinauguração do Museu da Língua Portuguesa. A fina flor do Lácio, que, entre seus heróis têm Drummond e Machado, dispensa o vitupério de suas palavras chulas. (“Museu da Língua Portuguesa é reaberto com presidente de Portugal, mas sem Bolsonaro”, Ilustrada, 1º/8).
Renato Alessandro da Silva (São Paulo, SP)

Em países politicamente civilizados é comum o presidente de um país receber e dar boas vindas a outro. Infelizmente, não estamos em um país politicamente civilizado.
José Walter da Mota Matos (Pouso Alegre, MG)


Ney Matogrosso
Nunca se ateve a rótulos ou se submeteu a normas estabelecidas. Liberdade até para não se engajar a qualquer movimento. Exemplo a seguir. (“Ney Matogrosso se tornou ícone da homossexualidade rejeitando carregar bandeiras”, Ilustrada, 1º/8).
Glauber Sergio de Oliveira (São Paulo, SP)


Estátuas
Nenhuma estátua deve ser destruída pois elas nos lembram da nossa história, seja boa ou má. Não apagaremos a nossa história nefasta destruindo estátuas. (“Por que demolir Borba Gato e preservar Victor Brecheret”, Marcelo Leite, 1º/8).
Ronaldo Luiz Mincato (Campinas, SP)

Essa controvérsia se resolve com um plebiscito. Uns vão ficar felizes, outros numa imensa tristeza. A solução do imbróglio está no processo democrático.
Rubens Souza (São Paulo, SP)

Excelente. Brando sinal de avanço e amadurecimento das sociedades. A história fica nos registros e nos destinos que tivemos, mas a escolha dos homenageados diz mais sobre a democracia, solidariedade e respeito ao próximo do que se imagina. Luiz Gama no lugar de Borba! (“Projetos de lei propõem a retirada de símbolos escravagistas pelo país”, Cotidiano, 1º/8)
Alline Figueira (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.